Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/646
Título: O a-com-tecer da formação em exercício de professores bacharéis no cotidiano escolar da educação profissional e tecnológica.
Autor(es): Silva, Fernando Rodrigues da
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Professores bacharéis
Ensino Médio Integrado
Formação em Exercício de Professores
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, F.R. O a-com-tecer da formação em exercício de professores bacharéis no cotidiano escolar da educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021.
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, tem como objetivo geral analisar a formação em exercício de professores bacharéis no cotidiano escolar da Educação profissional e Tecnológica. Para tanto, se utiliza das contribuições teórico metodológicas da pesquisa quantitativa, qualitativa, de caráter descritivo, exploratório e de campo. A produção de dados ocorre por meio de procedimentos como observação do cotidiano escolar, análise de documentos e questionários eletrônicos, que subsidiam a construção e as análises do texto final, bem como a criação do produto educacional. Os sujeitos da pesquisa são professores bacharéis que atuam no ensino médio integrado dos cursos de administração e Agricultura no IFPI, campus São João do Piauí. O referencial teórico central da pesquisa assenta se na produção de Fonseca (1986), Souza e Rodrigues (2017), que teorizam sobre a história do ensino industrial e da educação profissional, assim como Ciavatta, Frigotto e Ramos (2012), que tratam da formação integrada no ensino médio integrada; baseia se, ainda, em Machado (2006) que delineia a discussão sobre a perspectiva histórica e desafios atuais da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica, seguida por Moura (2008), Sousa e Moura (2019) e Carvalho (2018), a última tratando com propriedade sobre o acontecer da formação em exercício de professores. Por fim, aproveitamos a contribuições de Tardif (2014) quanto aos saberes docentes e formação profissional. Nos resultados e discussões da pesquisa apresenta se situação de ausência de espaços formativos e de políticas consolidada de formação docente especificas para a EPT. A pesquisa apresenta ainda um Guia teórico metodológico de formação docente em EPT, construído como produto educacional em que são apontadas articulações teóricas do histórico da educação profissional, as especificidades do ensino médio integrado e a discussão própria da formação docente em EPT. Além disso, por meio de abordagem prática, se apresenta subsídios para a realização de encontros formativos com os docentes que atuam em instituições ofertantes do ensino médio integrado, com a utilização, inclusive de plataformas virtuais, como o Google Meet.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/646
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O A-COM-TECER DA FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO DE PROFESSORES.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.