Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/647
Título: Impacto do auxílio estudantil na permanência e êxito de discentes no ensino médio integrado do IFSERTÃOPE - Campus Ouricuri.
Autor(es): Andrada, Jesaías Jorge de
Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica
Ensino Médio Integrado
Auxílio estudantil
Inclusão social
Data do documento: 2021
Citação: ANDRADA, J.J. Impacto do auxílio estudantil na permanência e êxito de discentes no ensino médio integrado do IFSERTÃOPE - Campus Ouricuri. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o impacto dos auxílios estudantis alimentação, transporte e creche na permanência e êxito de discentes nos cursos do ensino médio integrado em Agropecuária, Edificações e Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – campus Ouricuri, sendo de fundamental importância para a redução dos efeitos da desigualdade,assim como para a inclusão social dos cidadãos, atuando no âmbito da justiça e da equidade social. A princípio, foram realizadas a revisão bibliográfica dos autores que estudam este tema e a pesquisa documental que tratam da Política e dos Programas de Assistência Estudantil desta instituição. Neste contexto, considerando que o auxílio estudantil tem o fito de dar apoio financeiro aos discentes em situação de vulnerabilidade social, esta investigação foi desenvolvida a partir de uma abordagem quantitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados informações da Secretaria de Controle Acadêmico a partir do Sistema de Apoio à Gestão Educacional(SAGE), do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e principalmente através da aplicação de questionários, com questões fechadas e mistas, junto aos alunos do ensino médio integrado do campus Ouricuri beneficiados pelos auxílios estudantis. Os resultados da pesquisa indicam que o auxílio estudantil tem contribuído para a permanência dos discentes na instituição, existindo uma relação entre o recebimento do auxílio e o rendimento acadêmico. No entanto, esta pesquisa revelou que somente o repasse financeiro dos auxílios estudantis não é sinônimo de garantia de permanência e de êxito escolar dos estudantes, havendo outros motivos para além do fator socioeconônimo que dificultam a permanência e êxitos destes sujeitos sociais. Portanto, a pesquisa revela que é necessário além da ajuda financeira proporcionada pelos auxílios estudantis, que sejam implantadas ações inovadoras por parte da instituição como estratégia para minimizar a evasão e a retenção escolares, inclusive pela articulação entre a família, a comunidade e a escola.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/647
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.