Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/898
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dc.contributor.authorBarros, Matheus Henrique da Fonsêca-
dc.contributor.authorPenna, Maura-
dc.date.accessioned2022-12-14T14:45:49Z-
dc.date.available2022-12-14T14:45:49Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationABNT NBR 6023pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89380-07-8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/898-
dc.description.abstractEsta obra coletiva apresenta discussões teórico-metodológicas sobre a pesquisa-ação e aplicações desta abordagem em pesquisas sobre diferentes temáticas da área de educação musical. Nos dois capítulos da primeira parte, são examinadas as origens históricas e epistemológicas da pesquisa-ação, configurando uma possibilidade de pesquisa com intervenção, que, no campo educacional, produz conhecimento acadêmico e científico a partir de uma prática pedagógica planejada – monitorada, avaliada reflexivamente e ajustada flexivelmente ao longo do processo – com a produção de conhecimento acadêmico e científico. São, ainda, examinadas suas aproximações e diferenciações em relação às pesquisas de cunho experimental e discutidos seus limites e contribuições, especialmente para a educação musical. Na segunda parte, são apresentadas pesquisa-ações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba, em nível de mestrado e doutorado, com diferentes temáticas: (a) estudos formais de bateria com a utilização de recursos de gravação junto a bateristas oriundos da música popular, com outras experiências de formação; (b) desenvolvimento de atividades criativas em uma prática coral infanto-juvenil, com base em contribuições da psicologia da criatividade; (c) educação musical em classes multisseriadas de escolas rurais, com propostas fundamentadas na aprendizagem em comunidades de prática; (d) processos de formação de professores de música a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas. Estes exemplos de pesquisa-ações desenvolvidas sobre diferentes temáticas e com distintos referenciais teóricos revelam o valor heurístico desta abordagem, que pode contribuir para a renovação das práticas pedagógicas. Sem a pretensão de validar para qualquer situação as propostas, recursos e procedimentos metodológicos utilizados, que buscaram atender aos contextos específicos de cada pesquisa, é possível traçar, a partir deles, indicações que possam ser reapropriadas em outras situações, ajudando a diminuir a distância entre as pesquisas acadêmicas e as práticas educativas concretas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherEditora IFSertãoPEpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectProdução de conhecimento científicopt_BR
dc.titlePesquisa-ação e educação musical: desvendando possibilidadespt_BR
dc.typeBookpt_BR
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