Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1005
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freire, Ana Carolina de Sá Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T11:20:06Z | - |
dc.date.available | 2023-04-13T11:20:06Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, A. C. S. S. O impacto da tecnologia na educação da comunidade indígena Pankará durante a pandemia de Covid-19. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 51f., 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1005http://hdl.handle.net/123456789/1005 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar e discutir como o ensino na comunidade indígena Pankará foi afetado pela pandemia da Covid-19, destacando os desafios tecnológicos enfrentados no período, a fim de conhecer a realidade enfrentada pelos estudantes. Mudanças no ensino foram causadas pela necessidade de isolamento social, levantando a seguinte indagação: Quais os efeitos e a importância da internet e de outros recursos tecnológicos em uma comunidade escolar indígena? Logo, este trabalho ocorreu por meio de uma pesquisa que coletou dados, através de questionário, junto a 62 alunos do 9o ano do ensino fundamental, 1o e 2o anos do ensino médio de uma das Escolas Estaduais Indígenas, localizada na comunidade Pankará. Por meio dessa pesquisa, foi possível perceber os impactos negativos e positivos da tecnologia na educação naquela comunidade, durante o período de ensino remoto. Dentre as principais dificuldades, 32% dos alunos relataram a falta de equipamentos para assistir aulas e estudar; 24% referiram falta de conexão com a internet. Houve também falta de habilidade no uso das ferramentas (12%), entre outros problemas citados. Contudo, ainda assim, 95% dos alunos afirmaram que a tecnologia foi essencial para a educação durante a pandemia. | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Ensino on-line | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.title | O impacto da tecnologia na educação da comunidade indígena Pankará durante a pandemia de Covid-19. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE INDÍGENA PANKARÁ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.pdf | 821,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.