Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1038
Título: Propostas de atividades experimentais acerca da eletrização dos corpos, do potencial elétrico e da lei de Gauss da eletrostática
Autor(es): Silva, Robson Bezerra da
Palavras-chave: Ensino de Física
Eletrostática
Lei de Gauss
Experimentos
Eletrização
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, R. B. da. Propostas de atividades experimentais acerca da eletrização dos corpos, do potencial elétrico e da lei de Gauss da eletrostática. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022.
Resumo: A maioria das descrições teóricas para explicar os fenômenos eletrostáticos são muito abstratas, como a própria ideia de campo elétrico, que é uma função vetorial, e a lei de Gauss que é uma integral de superfície. Baseado nessa problemática o presente trabalho propõe atividades experimentais para o ensino de tópicos da eletrostática concomitante a teoria. É proposto um resumo das cargas elétricas e como interagem com os materiais, o que é eletrização, além de metodologias experimentais acerca dos processos de eletrização. Todos os assuntos anteriores servirão de base para dois experimentos: Mensurar a ordem de grandeza do potencial elétrico, de uma esfera condutora de aço presa em um suporte de PVC, por meio do rompimento do dielétrico do ar na forma de uma centelha elétrica e usando novamente a esfera condutora, carregada negativamente, junto com um eletroscópio eletrônico percebemos a relação quadrática entre a carga elétrica e a distância, cuja explicação está na lei de Gauss.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de Graduada em Licenciatura em Física
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1038
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador