Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Maria Isabela de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T22:06:36Z | - |
dc.date.available | 2023-05-15T22:06:36Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, M. I. de S. A Cultura Maker como facilitadora no processo de ensino- aprendizagem de lógica de programação: uma sequência didática através do uso de Robótica. TCC (Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1052 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro,como requisito parcial à obtenção do título de tecnólogo em Sistemas para Internet. | pt_BR |
dc.description.abstract | A cultura maker vem ao longo dos anos ganhando espaço nas instituições de ensino, por meio dela, os alunos e professores saem do modelo tradicional de aula e são inseridos em um mais intuitivo e que apresenta evoluções no ensino-aprendizagem. Em contrapartida, a lógica de programação é uma disciplina que está presente na grade curricular de diversos cursos de computação e muitos estudantes apresentam dificuldades nela e por esse motivo reprovam a matéria ou desistem do curso. Assim, é apresentada a robótica e a programação em blocos como metodologias eficazes para melhorar o conhecimento dos discentes e o ensinamento dos docentes para tentar reduzir o número de alunos evadidos e repelidos. Por fim, são apresentados quatro projetos pensados a partir de uma sequência didática para contribuir com melhorias no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Robótica | pt_BR |
dc.subject | Programação | pt_BR |
dc.subject | Programação em blocos | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas de programação | pt_BR |
dc.title | A Cultura Maker como facilitadora no processo de ensino- aprendizagem de lógica de programação: uma sequência didática através do uso de Robótica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Sistemas para Internet (Campus Salgueiro) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- A CULTURA MAKER COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DO USO DE ROBÓTICA.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.