Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1057
Título: Uso da Manufatura Aditiva para Produção de Mapas Táteis: Uma combinação de Braille e Impressão 3D para identificar salas e espaços físicos do IFSertãoPE
Autor(es): Alencar, Vitória Mickelle Pereira de
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Braille
Impressão 3D
Deficiência visual
Data do documento: 2022
Citação: ALENCAR, V. M. P. de. Uso da Manufatura Aditiva para Produção de Mapas Táteis: Uma combinação de Braille e Impressão 3D para identificar salas e espaços físicos do IFSertãoPE. TCC (Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2022.
Resumo: O dia a dia de deficientes visuais e pessoas com baixa visão costuma ser um desafio, uma vez que a locomoção está entre uma das principais dificuldades deste grupo. Mesmo existindo leis que exijam práticas de acessibilidade, a inexistência de sinalização ou qualquer outra forma de orientação espacial, seja em ambientes públicos ou privados, ainda é uma realidade. Desta forma, considerando a falta de acessibilidade, elaborou-se um mapa tátil e vinte placas táteis em braille, para identificação e orientação de ambientes do IFSertãoPE campus Salgueiro, a partir do uso da manufatura aditiva associada a impressão 3D, que permite a produção de peças personalizáveis e de baixo custo. Por fim, o presente trabalho visa contribuir para a comunidade acadêmica, auxiliando na autonomia e inclusão de pessoas deficientes visuais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro,como requisito parcial à obtenção do título de tecnólogo em Sistemas para Internet.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1057
Aparece nas coleções:Sistemas para Internet (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.