Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1061
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moraes, Rita de Cássia Eleutério de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-17T18:52:04Z | - |
dc.date.available | 2023-05-17T18:52:04Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, R. C. E. A relação de tempo-espaço e ideologia nas charges editoriais e suas implicações para o ensino de língua inglesa no ensino médio. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1061 | - |
dc.description.abstract | A análise de charges é crucial para que o aprendiz de língua estrangeira seja capaz de explorar criticamente os discursos ou vozes que permeiam esse gênero discursivo e, dessa forma, expressar e elaborar sua própria argumentação. O presente estudo visa apresentar um breve histórico da ascensão da charge, bem como sua evolução histórica, para entender como as relações de tempo e espaço são construídas no espaço narrativo. Para tal propósito, a base teórica será a Teoria dos Cronotopos de Mikhail Bakhtin (1998). A pesquisa, de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio da interpretação de charges editoriais aplicando-se o conceito de cronotopo, resultando na sugestão de um plano de aula para o ensino médio contemplando as implicações do estudo de charges em inglês para o professor. Alinhada com as habilidades e competências da BNCC, a proposta de aplicação de exercícios de interpretação suscita o posicionamento do estudante em relação a temas políticos e sociais. Portanto, o estudo pode contribuir para o desenvolvimento de mais pesquisas do gênero charge em língua inglesa com foco na aplicação em sala de aula e para a compreensão da importância da ideologia existente nesse gênero discursivo como fonte de argumentação crítica para os estudantes. | pt_BR |
dc.subject | Charge | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Cronotopo | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.title | A relação de tempo-espaço e ideologia nas charges editoriais e suas implicações para o ensino de língua inglesa no ensino médio. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Metodologia do Ensino de Línguas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A RELAÇÃO DE TEMPO-ESPAÇO E IDEOLOGIA NAS CHARGES EDITORIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO.pdf | 736,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.