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dc.contributor.authorMoraes, Rita de Cássia Eleutério de-
dc.date.accessioned2023-05-17T18:52:04Z-
dc.date.available2023-05-17T18:52:04Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMORAES, R. C. E. A relação de tempo-espaço e ideologia nas charges editoriais e suas implicações para o ensino de língua inglesa no ensino médio. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1061-
dc.description.abstractA análise de charges é crucial para que o aprendiz de língua estrangeira seja capaz de explorar criticamente os discursos ou vozes que permeiam esse gênero discursivo e, dessa forma, expressar e elaborar sua própria argumentação. O presente estudo visa apresentar um breve histórico da ascensão da charge, bem como sua evolução histórica, para entender como as relações de tempo e espaço são construídas no espaço narrativo. Para tal propósito, a base teórica será a Teoria dos Cronotopos de Mikhail Bakhtin (1998). A pesquisa, de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio da interpretação de charges editoriais aplicando-se o conceito de cronotopo, resultando na sugestão de um plano de aula para o ensino médio contemplando as implicações do estudo de charges em inglês para o professor. Alinhada com as habilidades e competências da BNCC, a proposta de aplicação de exercícios de interpretação suscita o posicionamento do estudante em relação a temas políticos e sociais. Portanto, o estudo pode contribuir para o desenvolvimento de mais pesquisas do gênero charge em língua inglesa com foco na aplicação em sala de aula e para a compreensão da importância da ideologia existente nesse gênero discursivo como fonte de argumentação crítica para os estudantes.pt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectCronotopopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.titleA relação de tempo-espaço e ideologia nas charges editoriais e suas implicações para o ensino de língua inglesa no ensino médio.pt_BR
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