Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1077
Título: Composição química do híbrido mavuno (B. brizantha x B. ruziziensis) sob diferentes frequências e intensidades de corte
Autor(es): Oliveira, Lucas da Silva
Palavras-chave: Macrominerais
Melhoramento de forrageiras
Microminerais
Nutrição animal
Produção animal
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA, Lucas da Silva. Composição química do híbrido mavuno (B. brizantha x B. ruziziensis) sob diferentes frequências e intensidades de corte. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 50 f., 2023.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar a composição química do híbrido Mavuno submetido a diferentes frequências e intensidades de corte. O trabalho foi realizado em uma área experimental no IFSertãoPE/Campus Petrolina Zona Rural, no período de agosto de 2019 a agosto de 2022. O delineamento experimental foi distribuído em blocos casualizados 3 x 2, sendo três frequências de corte (25, 35 e 45 dias) e duas intensidades de corte (10 e 20 cm), com quatro repetições, totalizando 24 parcelas experimentais. No plantio utilizou-se a taxa de semeadura de 12 kg/ha, semeados a 2 cm de profundidade, em sucos espaçados com 20 cm entre eles. Para correção da fertilidade, foi aplicado 30 kg de P2O5/ha por ocasião do plantio, e 120 kg de N/ha em cobertura, conforme Recomendações de Adubação para o Estado de Pernambuco (2008). As variáveis analisadas foram, N, P, K, Ca, Mg, Cu, Zn, Fe, Mn. Os dados foram submetidos a análise por meio do Programa SISVAR 3.0, e as médias comparadas pelo teste de Tukey a p<0,01 e p<0,05. As frequências de corte influenciaram nos teores dos macrominerais (N, P, K, Ca, Mg e Na) em todas avaliações. Os teores de N atenderam as exigências mínimas dos ruminantes em todas as avaliações. Nos microminerais (Fe, Mn, Cu e Zn), a FC influenciou apenas nas primeira e terceira avaliações. As intensidades de corte exerceram menor influência nos teores dos macrominerais (N, P, Mg e Na). Com relação aos microminerais, influenciou apenas nos teores de Cu na terceira avaliação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/tools/edit-item?item_id=927&submit=Editar
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.