Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Maria do Socorro Tavares Cavalcante-
dc.contributor.authorSantos, Vivianni Marques Leite dos-
dc.contributor.authorTurco, Silvia Helena Nogueira-
dc.date.accessioned2023-08-14T15:18:50Z-
dc.date.available2023-08-14T15:18:50Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationVIEIRA, M. S. T. C.; SANTOS, V. M. L.; TURCO, S. H. N. Autorregulação da aprendizagem e escolas do campo: uma experiência interdisciplinar. Petrolina: IFSertãoPE, 2023.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89380-13-9-
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1099-
dc.description.abstractEste Produto Educacional foi concebido no contexto de pesquisa do Programa de Pósgraduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial em nível de Doutorado Profissional. A linha de pesquisa Identidade, Cultura e Territorialidades norteou as atividades desenvolvidas, bem como, a conexão entre os objetivos do programa, cujo caráter é interdisciplinar. Apresenta-se como um livro com conceitos básicos de Agroecologia, Pedagogia da Alternância e Autorregulação da Aprendizagem intitulado: “Autorregulação da aprendizagem e escolas do campo: uma experiência interdisciplinar”. O livro contém informações estruturadas, de forma didática e objetiva, primordialmente fazendo uma síntese das pesquisas e experiências vivenciadas nas disciplinas cursadas. Entendemos que as reflexões aqui postas podem ser relevantes na formação de professores, seja inicial ou continuada. Intencionou-se, também, apresentar uma possibilidade de transversalizar concepções sobre Educação do Campo, com foco na Pedagogia da Alternância, e Autorregulação da Aprendizagem, áreas que foram revisitadas durante o processo de pandemia vividos nos últimos anos. Por fim, sugerimos exercícios que possam ajudar a exercitar o “aprender a aprender”, no contexto citado. Os exercícios foram buscados e adaptados em trabalhos publicados da área e realizados durante a pesquisa de campo na Escola Família Agrícola de Sobradinho(BA). Na primeira parte apresentamos conceitos básicos de interdisciplinaridade. Na segunda e terceira parte conceituamos Agroecologia e Desenvolvimento Territorial destacando alguns detalhes. Na quarta parte falamos de Educação do campo e suas legislações atual. Na quinta parte discorremos sobre Pedagogia da Alternância e Escolas Famílias Agrícolas, com destaque para seus instrumentos pedagógicos. Na sexta parte apresentamos conceitos, propostas e modelos de autorregulação da aprendizagem. A sétima e última parte propomos um conjunto de atividades que objetivam ajudar os professores e licenciando a implementar atividades que priorizem a autorregulação de aprendizagem.pt_BR
dc.publisherIFSertãoPEpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento territorialpt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.titleAutorregulação da aprendizagem e escolas do campo: uma experiência interdisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:E-Books

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-book - Autorregulação da aprendizagem e escolas do campo - uma experiência interdisciplinar.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.