Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Brasilina Saldanha da-
dc.contributor.authorBrito, Josilene Almeida-
dc.date.accessioned2023-10-10T17:27:57Z-
dc.date.available2023-10-10T17:27:57Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, M. B. S.; BRITO, J. A. Inclusão, conhecer para assegurar os direitos aos discentes com NE nos serviços inclusivos: um guia para a inclusão dos discentes com Necessidades Específicas no IFCE. Produto educacional (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1128-
dc.description.abstractO direito à educação tem suas peculiaridades vistas na Constituição Federal (1988), nos termos dos artigos 205, caput, 206 e 208, que atendem ao princípio da igualdade de acesso e de permanência na escola, a TODOS, inclusive para os sujeitos com algum tipo de deficiência. Constituem direitos estabelecidos na Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (art. 4o, V, LDB, V) “acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um”. (BRASIL, 1996) (grifo nosso). Essa mesma proposição encontra-se no Estatuto da Pessoa com Deficiência (art. 27, 2015) com a garantia de que a educação se constitui como direito da pessoa com deficiência e é assegurado no sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo da vida. (BRASIL, 2015). Nesse sentido, o objetivo deste trabalho, a partir da pesquisa realizada e diagnosticada como parte da dissertação supracitada, é socializar informações para orientar a todos os envolvidos no processo de inclusão dos estudantes com necessidades específicas no IFCE campus Jaguaribe, as principais informações acerca da inclusão, do público alvo da Educação Especial e dos serviços inclusivos (NAPNE e AEE) para auxiliar no desenvolvimento do processo da inclusão.pt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de inclusãopt_BR
dc.subjectNAPNEpt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado (AEE)pt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleInclusão, conhecer para assegurar os direitos aos discentes com NE nos serviços inclusivos: um guia para a inclusão dos discentes com Necessidades Específicas no IFCEpt_BR
Aparece nas coleções:PRODUTOS EDUCACIONAIS (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.