Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1134
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Rosicleide Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T17:48:16Z | - |
dc.date.available | 2023-11-07T17:48:16Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1134 | - |
dc.description.abstract | O fracasso escolar é um desafio enfrentado pelas escolas que não afeta apenas o ambiente escolar e o aluno de forma isolada, mas influencia negativamente em toda a sociedade. A sua persistência faz com que seja necessária uma discussão contínua para o fortalecimento de estratégias de aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Cientes de que o fracasso escolar pode estar presente desde as turmas ingressantes, o presente estudo surge com o objetivo de realizar uma análise da evolução da aprendizagem dos alunos dos cursos de ensino médio integrado (Agropecuária, Informática e Edificações) no IFSertãoPE, campus Salgueiro. Utilizando uma abordagem quantitativa e longitudinal, investigou-se a progressão das turmas ao longo de um ano de estudos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado duas vezes em cada turma: no início do primeiro ano letivo e no início do segundo ano. A hipótese inicial sugeria que os estudantes apresentassem aumento na quantidade de acertos na segunda aplicação, refletindo o progresso no ambiente educacional do IFSertãoPE. No entanto, os resultados revelaram nuances inesperadas. Contrariando a expectativa de melhoria uniforme, as análises destacaram uma realidade mais complexa. Enquanto para um percentual de alunos ocorreu, de fato, um avanço nos resultados, outros experimentaram um crescimento mínimo, e um percentual significativo de alunos obtiveram uma diminuição nas pontuações. | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Evolução da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Médio integrado | pt_BR |
dc.title | Ensino Médio Integrado no IFSERTÃOPE Campus Salgueiro: uma análise quantitativa da evolução da aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Salgueiro) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFSERTAOPE CAMPUS SALGUEIRO-UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DA EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM.pdf | 2,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador