Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1147
Título: Uma breve revisão sobre a utilização da Amburana (Amburana Cearensis) como planta medicinal.
Autor(es): PEREIRA, DIEGO MAIRINS
Palavras-chave: Amburana
Atividades Farmacológicas
Planta Medicinal
Saúde
Data do documento: 2023
Citação: PEREIRA, DIEGO MAIRINS. Uma breve revisão sobre a utilização da Amburana (Amburana Cearensis) como planta medicinal. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 17f., 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento de artigos que tratam sobre a utilização da amburana como planta medicinal, verificando sua utilização na medicina popular e os experimentos que validam seus efeitos farmacológicos observando se existe algum risco com relação a sua toxicidade. Dessa forma, a metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa de revisão integrativa que ocorreu nas bases de dados Scopus, Web of Science, PubMed e no Portal de Periódicos CAPES, utilizando os descritores “Amburana” e “Health”, combinados com operador booleano “AND”. O recorte temporal deste estudo compreende os últimos dez anos (2013 a 2022), nos idiomas, português, inglês ou espanhol. Foram encontrados 43 artigos científicos e após aplicar os critérios de inclusão e exclusão somente 9 trabalhos foram selecionados para fazer parte dessa revisão, todos em língua inglesa. Os artigos foram divididos em três categorias: pesquisas etnobotânicas, experimentais e toxicidade de extratos da amburana cearensis. A planta é bastante utilizada para o tratamento caseiro de várias doenças como gripes, resfriados, bronquite, dores de garganta, problemas intestinais e no tratamento de inflamações em gerais. Os experimentos comprovam que as substâncias isoladas da cumarina, amburosídeo (A e B), ácido vanílico e ácido (z)-o-cumárico glicosilado apresentam diversas atividades farmacológicas como antibacteriana, antiinflamatória, antioxidante, broncodilatadora e protetora neural. Os estudos relataram que a amburana demonstrou ser isento de toxicidades em doses terapêuticas.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1147
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UMA BREVE REVISÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA AMBURANA (AMBURANA CEARENSIS) COMO PLANTA MEDICINAL.pdfTCC - DIEGO MAIRINS PEREIRA603,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.