Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTenório, Andresa dos Santos Araújo-
dc.date.accessioned2024-01-25T18:43:27Z-
dc.date.available2024-01-25T18:43:27Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationTENÓRIO, Andresa dos Santos Araújo. Nivelamento de matemática básica no 1° ano do ensino médio: análise do ensino de matemática. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, Santa Maria da Boa Vista, PE, 74 f., 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1196-
dc.description.abstractEste artigo trata do ensino de matemática a partir do lançamento da Política Pública de Educação Integral em 2008, com a implantação do projeto de nivelamento no estado de Pernambuco em 2022, após o período pandêmico. Ele tem como objetivo compreender de que maneira o processo de ensino da matemática é desenvolvido durante as aulas de nivelamento no primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual no município de Santa Maria da Boa Vista – PE. O artigo fundamenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo como colaboradores dois professores de uma Escola Estadual do município citado que atuam no projeto de nivelamento. As entrevistas narrativas foram realizadas enquanto dispositivo de pesquisa e, para a efetivação das análises, a inspiração foi a perspectiva compreensiva-interpretativa. Como resultado, o estudo evidencia que as aulas de nivelamento seguem a partir da elaboração de um planejamento realizado de acordo com as dificuldades apresentadas pelos estudantes após a realização da avaliação diagnóstica. Além disso, os conteúdos são trabalhados através de estratégias diversificadas, mas são baseados na necessidade que os professores têm em desenvolver os assuntos do Ensino Médio. Isso se dá devido às dificuldades que os alunos apresentam em relação aos conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental, o que dificulta o aprendizado de novos assuntos, que são conhecimentos básicos e essenciais para a compreensão dos novos conceitos trabalhados no Ensino Médio.pt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDificuldadept_BR
dc.subjectEstratégia de ensinopt_BR
dc.titleNivelamento de matemática básica no 1° ano do ensino médio: análise do ensino de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática (Campus Santa Maria)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA BÁSICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ANÁLISE DO ENSINO DE MATEMÁTICA.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.