Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Pablo de Souza-
dc.date.accessioned2024-06-19T20:29:13Z-
dc.date.available2024-06-19T20:29:13Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBARROS, P. S. Experiências educativo-musicais no Coro Vozes do Sertão. TCC (Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1272-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Música, sob a orientação da Profª. Ma. Ingrid Torres Barbosa.pt_BR
dc.description.abstractO canto coral sempre se destacou ao longo da história como forma de manifestação da cultura e identidade dos povos. São muitos os estudos acerca dos impactos da música na vida das pessoas e sobre suas inúmeras interfaces e segmentos. Por isso, faz-se necessário direcionar o olhar para compreender as particularidades do canto coral como espaço educativo e socializador. Tendo como objeto de pesquisa o Coro Vozes do Sertão, este estudo buscou, enquanto objetivo geral, responder o seguinte problema de pesquisa: "Como vem ocorrendo o desenvolvimento de experiências educativo-musicais no Coro Vozes do Sertão?". Além disso, teve por objetivos específicos discutir o papel social, comunitário e inclusivo presente na prática do canto coral; identificar experiências educativo-musicais na prática vocal e examinar o impacto sociocultural da ausência de participação no coral no atual período de pandemia. Este estudo de caso é fruto de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e para obtenção de dados, 08 coralistas e o regente do Coro vozes do Sertão foram entrevistados. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo segundo Bardin (1977), dos quais emergiram as seguintes categorias de perguntas: Informações para identificação do entrevistado; Experiências musicais a partir do canto coletivo; Impacto sociocultural causado pela COVID-19. Os dados apontaram para a importância da música e da prática vocal na formação musical, na saúde vocal, física e mental dos entrevistados, demonstrando assim como o cantar junto é um forte aliado para o fazer musical.pt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectCanto Coralpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleExperiências educativo-musicais no Coro Vozes do Sertãopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em música (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EXPERIÊNCIAS EDUCATIVO-MUSICAIS NO CORO VOZES DO SERTÃO.pdf814,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.