Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1307
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Jaqueline de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T14:21:55Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T14:21:55Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Jaqueline de Sousa. PRODUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NA PLATAFORMA WORDWALL: relato de experiências. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE 43f.,2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1307 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um relato de experiencia vivenciado durante as aulas de matemática e analisa como a produção de jogos digitais por estudantes de uma escola de Referência em Ensino Médio traz contribuições para a construção do conhecimento aplicável quanto ao estudo de função afim. O estudo foi fundamentado para satisfazer alguns campos temáticos: o uso das tecnologias digitais no ambiente escolar; tecnologia e ensino de matemática; gamificação e aprendizagem matemática; Wordwall e a produção de jogos digitais no contexto matemático. A metodologia utilizada de caráter qualitativo, se deteve a diagnose para traçar o perfil do estudante mediante apresentação, investigação e discussão de problemas reais, observação participante e debates para socialização de resultados. Os resultados mostram que a produção dos jogos digitais trouxeram contribuições significativas para os estudantes, desde a participação nas aulas preparatórias até a etapa de conclusão, apresentação e compartilhamento dos jogos digitais. Contudo afirmamos com fundamento nos resultados obtidos que os estudantes utilizaram a produção dos jogos digitais como uma metodologia diferenciada, eficaz, fonte de pesquisa e produção de conhecimento. Todo o processo foi subsidiado por participação ativa, pesquisas complementares, estudo e dedicação na proposta de utilizar as tecnologias digitais na produção, divulgando e participando dos debates de forma coletiva e ativa para cooperar com os resultados. Os participantes construíram os conhecimentos propostos no ensino de função afim, trouxeram-no para a prática, e com isso substanciaram a discussão sobre o uso e produção de jogos digitais com aporte da plataforma Wordwall como ferramenta educacional. | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | gamificação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title | PRODUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NA PLATAFORMA WORDWALL: relato de experiências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino de Ciências da Natureza e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRODUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NA PLATAFORMA WORDWALL RELATO DE.pdf | TCC Especialização - Jaqueline de Sousa Vieira | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.