Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1355
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alencar, Erisvaldo de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T19:17:00Z | - |
dc.date.available | 2024-09-02T19:17:00Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, E. S. Proposta de roteiro para análise de filmes de ficção científica para uso em aulas de física. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1355 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Física, sob a orientação do Prof. Ms. Cícero Thiago Gomes dos Santos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os filmes de ficção científica ganharam muita popularidade nas últimas décadas, sendo essas obras responsáveis pelas maiores bilheterias dos últimos anos. Na sua gênese, a ficção científica baseia suas histórias em conceitos científicos, e são diversos os exemplos de obras clássicas desse gênero que inspiraram filmes. O Cinema tem a capacidade de tornar visível os conceitos científicos abordados pelo gênero, tornando-se assim um meio lúdico de debater determinadas cenas com caráter científico. Nesse contexto, utilizando os referenciais teóricos Nélson Silva Júnior, Manuela Penafria e Francis Vanoye, foi criado um Roteiro para análise de filmes com o intuito de facilitar o processo de identificação dos conceitos científicos presentes nos filmes de ficção científica. O Roteiro consiste em analisar os Elementos-Chave de uma parte do filme, e partir daí, analisar a Física por trás da cena. O Roteiro possui um Guia de Uso, onde o docente será instruído a como usá-lo. Além disso, aplicando a metodologia ao filme Interestelar, é revelada a linguagem educacional que a narrativa do filme possui, bem como os diversos pontos científicos, relacionando-os com conceitos reais. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Ficção científica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Proposta de roteiro para análise de filmes de ficção científica para uso em aulas de física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - PROPOSTA DE ROTEIRO PARA ANÁLISE DE FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA PARA USO EM AULAS DE FÍSICA (1).pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.