Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Vanessa Larissa Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T12:52:05Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T12:52:05Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vanessa Larissa Oliveira da. Inteligências múltiplas e ensino-aprendizagem da matemática. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, Santa Maria da Boa Vista, PE, 68 f., 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1374 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo busca discutir a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner no contexto da educação matemática, com o objetivo de analisar as contribuições da teoria das inteligências múltiplas no ensino-aprendizagem da matemática. A pesquisa de caráter qualitativa, com base na revisão bibliográfica integrativa, foi realizada no mês de abril de 2023. Tendo como base de dados o site: Google Acadêmico. Com recorte temporal estabelecido dos últimos cinco anos (2019 a 2023), utilizando os descritores: "inteligências múltiplas”*“ensino aprendizagem da matemática”. Os critérios de seleção dos trabalhos foram: que fossem artigos, com publicação nos últimos cinco anos, que estivessem disponíveis para download, em língua portuguesa e que, a partir das leituras dos resumos ou palavras-chaves pudessem ser identificadas discussões sobre a temática inteligências múltiplas e ensino-aprendizagem da matemática. Após o levantamento nas bases de dados, ao todo, foram localizadas setenta e sete (77) publicações, desses foram excluídos setenta e seis (76) trabalhos através dos critérios de exclusão que foram: artigos publicados em congressos, que não atendessem aos descritores, artigos sem identificação de periódico, artigos incompletos, trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertação ou teses, livros e E-books. O artigo que foi selecionado foi analisado a partir dos objetivos propostos neste trabalho, em que verificou-se que existem trabalhos que discutem a utilização das IMs em sala de aula, mesmo que poucos, estes apontam contribuições desta para os processos educativos de forma geral, como a mudança em relação a olhar o aluno com outros olhos, que existem práticas em relação às inteligências e a teoria torna-se importante na atuação docente por possibilitar ao professor a capacidade de identificar as diferenças, aplicar práticas adequadas para ajudar os alunos nas dificuldades, como também não terá apenas uma, mas nove formas distintas de ministrar as suas aulas. | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Teoria das Inteligências Múltiplas | pt_BR |
dc.title | Inteligências múltiplas e ensino-aprendizagem da matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Matemática (Campus Santa Maria) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.