Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1384
Título: | Rural Tourism Project: uma proposta integrada para o ensino e aprendizagem de língua inglesa |
Autor(es): | Leal, Morgana de Abreu |
Palavras-chave: | Ensino médio integrado Pedagogia Histórico-Crítica Metodologia de ensino de línguas Educação crítica |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | LEAL, M. A. Rural Tourism Project: uma proposta integrada para o ensino e aprendizagem de língua inglesa. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2024. |
Resumo: | A pesquisa se origina de reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas, no Ensino Médio Integrado (EMI) à Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (EPT). O objetivo geral é propor uma educação de língua inglesa mais alinhada com a educação crítica e libertadora da pedagogia histórico-crítica. Para contemplar o objetivo específico de refletir sobre os pressupostos teóricos e, assim, colaborar com a área de conhecimento, o trabalho faz uma breve revisão teórica da condição pós-método (Kumaravadivelu, 2006), da concepção de ensino médio integrado (Ramos, 2008) e da Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2019). Em seguida, o texto apresenta uma resenha de artigos com propostas similares de alinhamento teórico-pedagógico. Para o segundo objetivo específico, este trabalho de conclusão de curso oferece uma proposta de prática pedagógica, como exemplo de alinhamento das etapas pedagógicas de Saviani ao ensino e aprendizagem de inglês. A pesquisa, de cunho interpretativista, qualitativo e aplicado, traz essa proposta em formato de plano de aula comentado, com exemplos práticos que possam servir como sugestões de reflexão para outros docentes. Para o terceiro objetivo específico, o Projeto de Turismo Rural, da tradução do inglês Rural Tourism Project, pretende fortalecer a educação profissional integrada ao ensino médio de forma ampla, ao propor uma prática pedagógica que traga sentido ao ensino e aprendizagem de línguas. A pesquisa contribui, de forma orgânica, para a formação omnilateral, crítica e emancipadora dos estudantes da classe trabalhadora, conforme a discussão sobre o papel da educação integrada para a transformação social. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1384 |
Aparece nas coleções: | Metodologia do Ensino de Línguas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Rural Tourism Project - uma proposta integrada para o ensino e aprendizagem de língua inglesa.pdf | 706,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.