Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Geovanna Santana Silva-
dc.date.accessioned2024-10-29T16:24:59Z-
dc.date.available2024-10-29T16:24:59Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCARVALHO, G. S. S. Desvendando os princípios de lançamento de projéteis com a catapulta LEGO Mindstorms EV3: uma sequência didática. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1393-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Física, sob a orientação do Prof. Dr. Cícero Thiago Gomes dos Santos.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, apresentamos a robótica educacional como uma ferramenta para abordar o conteúdo de lançamento de projéteis, focando nos tipos oblíquo e horizontal. A robótica educacional nas aulas de Física proporciona uma conexão entre a teoria e a prática, despertando o interesse e desenvolvendo a cognição, o raciocínio lógico, a autonomia, a confiança e a criatividade dos alunos na construção do seu próprio conhecimento. O lançamento oblíquo descreve o movimento de um corpo com velocidade inicial, seguindo uma trajetória parabólica ao ser lançado sob um determinado ângulo em relação à horizontal. Por outro lado, o lançamento horizontal refere-se ao movimento de um objeto a partir de uma certa altura em relação ao solo e uma dada velocidade inicial horizontal, formando, posteriormente, uma trajetória parabólica devido ao efeito da gravidade. Nosso objetivo foi desenvolver uma sequência didática para o ensino desses conceitos, utilizando uma catapulta construída com LEGO Mindstorms EV3, fundamentada na Teoria Humanista de Carl Rogers, destinada a turmas do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Esta abordagem integrou teoria e prática para facilitar a compreensão e a aplicação dos princípios físicos, promovendo um aprendizado significativo e contextualizado para os estudantes. A sequência didática incluiu seis aulas, que em cada uma delas tem as seguintes atividades: apresentação da sequência e do kit LEGO; dinâmica dos cartões; organização das equipes; montagem e programação do kit LEGO Mindstorms EV3; estudo direcionado sobre lançamento de projéteis; exploração dos conceitos através da catapulta e do roteiro; e, finalmente, apresentação dos resultados e avaliação da experiência. Além disso, fornecemos orientações detalhadas para professores sobre a aplicação da sequência didática e a aquisição dos materiais necessários.pt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleDesvendando os princípios de lançamento de projéteis com a catapulta LEGO Mindstorms EV3: uma sequência didáticapt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Petrolina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.