Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1399
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | GONÇALVES, HADHY HALLY MELO | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T14:41:02Z | - |
dc.date.available | 2024-11-08T14:41:02Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, HADHY HALLY MELO. Evasão nas instituições de ensino superior públicas do Brasil: Uma análise quantitativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 22f., 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1399 | - |
dc.description.abstract | A evasão é uma grande problemática para o ensino superior. Além de conhecer os fatores que contribuem para a perda de alunos, necessita-se também do conhecimento de dados e índices que quantifiquem a evasão. Além disso, a falta de consenso sobre como calcular os índices de alunos evadidos dificultam a implementação de políticas públicas eficazes para diminuir esse problema. Após um levantamento bibliográfico, este estudo calculou a evasão no ensino superior brasileiro no período de 2016 a 2020, utilizando dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) que são disponibilizados anualmente por meio das Sinopses Estatísticas do Ensino Superior (SEES). A análise se concentrou nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, calculando índices de evasão do Brasil, de regiões e estados brasileiros. A metodologia aplicada utilizou uma fórmula adaptada para calcular a evasão e analisar os dados disponíveis, demonstrando a necessidade de abordagens mais específicas e estudos quantitativos para compreender as particularidades regionais e formular estratégias eficazes de redução da evasão no ensino superior brasileiro. Os resultados revelaram uma média nacional de evasão anual de 17,19%, com variações significativas entre regiões. As regiões norte, sul e centro-oeste apresentaram índices acima da média nacional. Por outro lado, o nordeste e o sudeste tiveram índices abaixo da média. | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | Evasão nas instituições de ensino superior públicas do Brasil: Uma análise quantitativa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química (Campus Ouricuri) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HADHY HALLY MELO GONÇALVES - Evasão nas instituições de ensino superior públicas do Brasil - Uma análise quantitativa..pdf | TCC - HADHY HALLY MELO GONÇALVES | 448,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.