Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Raul Gomes-
dc.date.accessioned2024-12-04T17:47:12Z-
dc.date.available2024-12-04T17:47:12Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationAntunes, R. G. Uma proposta de UEPS sobre o efeito fotoelétrico e os raios x. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1437-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Física, sob a orientação do Prof. Msc. Daniel Berg de Amorim Lima.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre efeito fotoelétrico e os raios X. O objetivo foi propor essa sequência didática levando em consideração as etapas da UEPS, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Sendo assim, realizou-se a revisão na literatura de temas pertinentes ao desenvolvimento da unidade, elaborou-se situações-problema e atividades didáticas e, por conseguinte, foi estruturada a sequência de ensino. Este é um trabalho qualitativo em que nele são propostos diversos meios para avaliar a aprendizagem, a saber: questionário, roteiro para experimentação, mapa conceitual, questões abertas e texto. Dessa forma, foi desenvolvida uma sequência didática sobre Física Moderna em oito etapas, respeitando os princípios da aprendizagem significativa. Espera-se que, a partir dos métodos de coleta de dados ao longo da unidade de ensino e das diretrizes determinadas para avaliá-los, seja possível determinar indícios de aprendizagem significativa. No entanto, como a Teoria da Aprendizagem Significativa valoriza os conhecimentos prévios e prima pelo planejamento a partir deles, ressalta-se que esta proposta apresenta limitações nesse aspecto. Dessa forma, sua aplicação em sala de aula deve levar em consideração a necessidade de adaptação de acordo com esse parâmetro.pt_BR
dc.subjectFísica Modernapt_BR
dc.subjectUnidade de Ensino Potencialmente Significativapt_BR
dc.subjectTeoria da Aprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectSequência didática.pt_BR
dc.titleUma proposta de UEPS sobre o efeito fotoelétrico e os raios xpt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-UMA PROPOSTA DE UEPS SOBRE O EFEITO FOTOELÉTRICO E OS RAIOS X.pdf606,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.