Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1445
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Débora Carine Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T12:02:13Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T12:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, D. C. R. Estratégia pedagógica baseada em projetos (ABP) articulada à educação ambiental. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1445 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, sob a orientação da Profa. Msc. Delza Cristina Guedes Amorim. | pt_BR |
dc.description.abstract | O cenário educacional atual demanda de novas opções metodológicas e constructos para a promoção da Educação Ambiental (EA) que vislumbrem motivar e engajar aprendizagem dos alunos. Assim, a articulação da EA com a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é promissora, visto que estimula o engajamento ativo dos alunos, os quais são motivados a propor soluções concretas, criativas, dinâmicas e críticas para questões reais, que envolvem aspectos sociais, econômicos e ambientais. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi a elaboração de uma estratégia pedagógica baseada na metodologia ABP para potencializar a aprendizagem sobre a EA de forma contextualizada. A metodologia adotada apresenta uma abordagem de natureza qualitativa e foi realizada uma revisão da literatura. Nesse percurso, foram consultados livros, artigos científicos e dissertações. Nos resultados é apresentada a metodologia ativa da ABP como estratégia de Ensino Interdisciplinar com potencial para promoção da EA, que foi denominada: “Projeto EcoCultural do Velho Chico”, que visa a promoção da EA de forma contextualizada com o sócio-ambiente em que os alunos residem. | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Projetos | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | Estratégia pedagógica baseada em projetos (ABP) articulada à educação ambiental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino de Ciências da Natureza e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA BASEADA EM PROJETOS (ABP).pdf | 864,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.