Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1488
Título: A bobina de Tesla de estado sólido: propostas experimentais para o ensino do eletromagnetismo.
Autor(es): Lima, Daniel de
Palavras-chave: Ensino de Física
Eletromagnetismo
Bobina de Tesla
Data do documento: 2024
Citação: LIMA, D. A bobina de Tesla de estado sólido: propostas experimentais para o ensino do eletromagnetismo. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.
Resumo: Este trabalho apresenta duas propostas experimentais utilizando uma bobina de Tesla de estado sólido como recurso didático para o ensino de conceitos de eletromagnetismo, com foco em sua aplicação em atividades práticas para estudantes. Dois experimentos foram realizados com uma lâmpada fluorescente: o primeiro analisa a relação entre a tensão de entrada e a distância crítica para a emissão de luz; o segundo explora a variação de iluminância em função da distância. Os resultados indicam uma correlação linear entre a tensão e a distância de acendimento da lâmpada, além de uma relação inversamente proporcional entre a iluminância e a distância. As ativida- des propostas podem facilitar a compreensão dos fenômenos eletromagnéticos, oferecendo uma abordagem prática para estudantes de Física e público em geral.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1488
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - A BOBINA DE TESLA DE ESTADO SÓLIDO.pdf26,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador