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http://hdl.handle.net/123456789/1508
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Daniel Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T18:01:45Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T18:01:45Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, D. A. Realidade virtual e aumentada como instrumento de inovação pedagógica. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 48f., 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1508 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação. | pt_BR |
dc.description.abstract | A cidade de Floresta, no estado de Pernambuco, tem obtido nos últimos anos, resultados no IDEB, que são abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Educação, demonstrando as dificuldades existentes no ensino público na cidade, constatação essa, ratificada pelo baixo nível educacional dos alunos ingressantes no Instituto Federal do Sertão Pernambucano advindos da rede pública de Floresta e região. No sentido de fazer um enfrentamento dessa problemática, o presente projeto visou popularizar o uso da realidade virtual em forma de TICS(Tecnologias da informação e comunicação), na educação pública do sertão pernambucano. Essa popularização deu-se pela distribuição de kits de ferramentas de criação de equipamentos de Realidade Virtual e pela promoção de palestras junto aos docentes da rede pública. Pressupôs-se que a adoção de soluções tecnológicas de baixo custo e com material reciclado gera uma motivação adicional para maior envolvimento com os estudos em áreas onde a carência limita fortemente o avanço da qualidade da educação. Essa proposta de imersão em mundo virtual vem ganhando força e propiciou dentre outras coisas motivação e maior interação no ambiente de ensino, utilizando materiais reciclados como o papelão e garrafas PETS. Usando uma metodologia de caráter exploratório para investigação, foram coletados dados de artigos relacionados e bases nacionais como o INPI, além de várias outras referências para assim criar a fábrica, que, uma vez estruturada, foram iniciados os processos de fabricação e distribuição, bem como palestras e sessões demonstrativas do uso das ferramentas. Por fim, após estruturada a fábrica, foram criados kits de realidade virtual, utilizando papelão, e elementos que baratearam e tornaram ecológicos os dispositivos, foram visitadas escolas onde foram doados os kits, e feitas palestras apresentando o conceito de realidade virtual e suas aplicações em múltiplas áreas, entre elas a educação. Além de apresentar transparências que incluem métodos para aumentar a viabilidade e customizações do modelo dos óculos de realidade virtual e adaptações para melhor uso e sua expansão, E por fim, mostra a realidade virtual e novas tecnologias como tendências que como muitas outras áreas além dos potenciais de transferência da tecnologia, e registros mostrando a tentativa de melhorar os índices da educação local, com possibilidade de futuras expansões, discutindo a ideia e perspectivas de sucesso, pode transformar padrões e contribuir para a educação brasileira. | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Realidade virtual e aumentada como instrumento de inovação pedagógica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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