Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1510
Título: Recursos educacionais digitais gamificados para aprendizagem de Química
Autor(es): Brandão, Ellen Moreira
Palavras-chave: Ensino de Ciência
Recursos educacionais digitais
Gamificação
Química
Data do documento: 2023
Citação: BRANDÃO, E.M. Recursos educacionais digitais gamificados para aprendizagem de Química. TCC (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, PE, 25f., 2023.
Resumo: A gamificação tem sido utilizada como uma estratégia para promover a aprendizagem de estudantes. Os recursos educacionais digitais têm contribuído para um maior interesse dos jovens por meio de recursos lúdicos e técnicas de engajamento. Este artigo realiza uma revisão bibliográfica de recursos educacionais digitais gamificados voltados ao ensino de Química para o Ensino Médio. Para isso, foi realizada uma pesquisa no serviço de distribuição digital Play Store, utilizando os termos “Jogo Química” na categoria “app e jogos”, em que foram selecionados, conforme os critérios estabelecidos, 7 recursos educacionais digitais. Os resultados obtidos apresentam, em sua maioria, abordagens para memorização dos elementos da tabela periódica. São comuns recursos que favorecem a motivação, em que a retenção é dada por meio de pontuações e ranking. Através de técnicas interativas e por sistemas de competição, os usuários são estimulados a continuar com a prática. Portanto, este artigo apresenta recomendações de recursos educacionais digitais que contribuem para a aprendizagem da matéria, sobretudo aos que tem interesse em se preparar para o Enem.
Descrição: Trabalho de conclusão apresentado ao curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1510
Aparece nas coleções:Ensino de Ciências da Natureza e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS GAMIFICADOS PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA.pdf992,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.