Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Miguel Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-02-27T17:51:41Z-
dc.date.available2025-02-27T17:51:41Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLEITE, Miguel Rodrigues. A crise intelectual e comportamental do estudante causadas pelo consumo excessivo das novas tecnologias da informação a partir da reificação em Axel Honneth. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 153 f., 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1527-
dc.description.abstractNo presente trabalho foi investigada a relação da crise intelectual com a evolução cada vez maior das novas tecnologias da informação, argumentando acerca dos conflitos, desafios e possibilidades de se construir uma consciência emancipada daquilo que se pode caracterizar como reificação, ausência do reconhecimento mútuo. Resultado do uso excessivo de mídias digitais, que têm comprometido o desenvolvimento de importantes capacidades cognitivas como a memória, a imaginação e, essencialmente, a faculdade do raciocinar e cooperar. As tecnológicas insurgentes estão transformando radicalmente a maneira social de pensar e agir, principalmente na área socioeducativa. No campo educacional é ainda mais grave, sendo raros os trabalhos que procuram destacar essas dificuldades, tornando, erroneamente, as novas tecnologias como fins e não meios para auxiliar na educação. Portanto, partindo das reflexões e trabalho do filósofo Axel Honneth, endossando-as com o resultado de pesquisas psicanalíticas, neurocientíficas e da crítica de filósofos nos vários continentes acerca desta problemática, esclarecendo as influências negativas que essas novas tecnologias estão causando na sociedade, especificamente nos estudantes. Outrossim, não se trata de proibir ou condenar o acesso das novas gerações às emergentes tecnologias, mas de criar um espaço educacional onde elas possam desenvolver o exercício do pensar crítico, capacidades de cooperação mútua e uma consciência deliberadamente autônoma. Ao final, será trabalhado o encontro Café Filosófico Ágora Sertaneja, como proposta educacional para fomento da reflexão crítica e vivência prática do reconhecimento interpessoal. Objetivando assim, uma forma dinâmica de ensino-aprendizagem que conduza o estudante para além dessa bolha individualista e reificada.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectReificaçãopt_BR
dc.subjectCooperação.pt_BR
dc.titleA crise intelectual e comportamental do estudante causadas pelo consumo excessivo das novas tecnologias da informação a partir da reificação em Axel Honnethpt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.