Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1552
Título: Entre céus e raízes: uma proposta de ensino voltada para a etnoastronomia, integrada aos saberes tradicionais quilombolas em Conceição das Crioulas, Salgueiro-PE
Autor(es): Bezerra, Daniela de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de Física
Ensino de Astronomia
Saberes tradicionais quilombolas
Etnoastronomia
Data do documento: 2025
Citação: BEZERRA, D. O. Entre céus e raízes: uma proposta de ensino voltada para a etnoastronomia, integrada aos saberes tradicionais quilombolas em Conceição das Crioulas, Salgueiro-PE. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: Os saberes tradicionais desempenham um papel significativo na educação, pois ajudam a preservar a identidade cultural e étnica das comunidades, garantindo que suas tradições, línguas, histórias e práticas não se percam ao longo do tempo. Por isso a importância da educação escolar quilombola, que se caracteriza como uma educação que vá além do ensino formal, um método de ensino que busque incorporar saberes ancestrais e práticas culturais vivenciadas no quilombo. O objetivo deste estudo foi propor abordagens pedagógicas que busquem valorizar a cultura local e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo um diálogo entre os conhecimentos científicos e os saberes astronômicos ancestrais da comunidade.O trabalho trata-se de uma análise realizada com base em dados coletados durante o projeto de pesquisa “Ensino de física, observações astronômicas e os saberes tradicionais da comunidade Conceição das Crioulas” onde buscou-se contribuir com o ensino-aprendizagem de física e astronomia na Escola Quilombola Professora Rosa Doralina Mendes, a partir das relações com os saberes tradicionais vivenciados na comunidade. Os dados coletados por meio de questionário foram analisados com o objetivo de compreender e categorizar as respostas obtidas de acordo com diferentes abordagens de pensamento: cartesiano, complexo e sistêmico complexo. Essa análise visou explorar como os alunos percebem e se relacionam com os conceitos de Física/Astronomia bem como com os saberes tradicionais da comunidade. A análise evidenciou que os alunos reconhecem a relevância do contexto cultural no processo de ensino-aprendizagem, porém, ficou evidente também que muitos alunos não conseguem relacionar conceitos da Astronomia com os saberes tradicionais. Nesse contexto buscou-se propor estratégias pedagógicas que integrem o ensino de Física e etnoastronomia aos saberes tradicionais da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas, onde o objetivo foi valorizar a cultura local e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo um diálogo entre os conhecimentos científicos e os saberes astronômicos ancestrais da comunidade.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1552
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador