Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1567
Título: O ensino de filosofia no “terreiro” da Erem João Batista de Vasconcelos e seu contributo para a formação dos jovens escolarizados indígenas e não indígenas
Autor(es): Menezes, Eliane Maria do Nascimento
Palavras-chave: Ensino de filosofia
Identidade indígena
Desconstrução.
Data do documento: 2025
Citação: MENEZES, Eliane Maria do Nascimento. O ensino de filosofia no “terreiro” da Erem João Batista de Vasconcelos e seu contributo para a formação dos jovens escolarizados indígenas e não indígenas. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 106 f., 2025.
Resumo: A Educação Indígena perpassa o território das aldeias, onde as práticas tradicionais preservam os ensinamentos ancestrais. Contundo, além dos limites dos territórios das aldeias, emerge uma dualidade entre as vivências tradicionais e a educação formal, que orienta as relações sociais dos jovens escolarizados. A pesquisa tem como objetivo analisar o papel do Ensino de Filosofia na formação dos jovens escolarizados indígenas e não indígenas na Escola de Referência em Ensino Médio João Batista de Vasconcelos. Este estudo fundamenta-se no movimento de desconstrutivista de Jaques Derrida, por meio da análise conceitual, investigando sua contribuição e influência para os estudantes, indígena ou não, questionem e desconstruam concepções pré-estabelecidas. Esse processo os leva a perceber que toda experiência interpessoal, com o meio ambiente, com o outro, deixam rastros que fortalecem sua formação identitária e o sentimento de pertencimento ao seu território. Tal dinâmica fomenta a curiosidade, o desejo de aprender, o encantamento pelo mundo e a capacidade de construir, desconstruir e, principalmente, compreender seu papel no mundo. Ao longo desse percurso, diversos elementos alicerçam a construção do processo educativo. O aparato legal, por exemplo, funciona como fio condutor para a implementação de uma educação diferenciada e intercultural nas aldeias. No entanto, levar os princípios dessa educação para as escolas fora dos contextos aldeados representa um grande desafio. As estruturas educacionais atuais, moldadas pelas ideologias estatais, priorizam a entrega e o monitoramento de resultados. Ao analisar essas estruturas educacionais, observa-se que esse aparato tende a excluir e desvalorizar o Ensino de Filosofia. Buscar estratégias que fundamentem narrativas capazes de potencializar seu ensino, implica na apropriação do movimento de desconstrução, pois envolvem uma reflexão sobre identidade, a qual, ao ser fortalecida transforma o sentimento de pertencimento desses jovens.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1567
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