Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1590
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Patrícia Gadelha da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T13:57:34Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14T13:57:34Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Patrícia Gadelha da Costa. Os estudos do ensino de filosofia e o imaginário a partir dos “Mundos de Sofia” de Jostein Gaarder. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 83 f., 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1590 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo desenvolver um produto didático-pedagógico por meio da análise da convergência entre Filosofia e Literatura no contexto do ensino de Filosofia no Ensino Médio, utilizando três obras do autor e educador norueguês Jostein Gaarder: "O Mundo de Sofia", "O Livro das Religiões" e "Vita Brevis". No plano teórico, a inter-relação entre Filosofia e Literatura será explorada com base nos conceitos de imaginário e imaginação, conforme o pensamento do antropólogo francês Gilbert Durand, além de abordagens interpretativas fundamentadas no filósofo Mircea Eliade, no que se refere a mitos, símbolos e imagens, e outros teóricos do imaginário. Sob a perspectiva prática e empírica, as obras mencionadas e suas representações multimídias têm sido integradas ao ambiente de sala de aula por meio da elaboração de resenhas, cartas e mapas conceituais. O propósito desta prática experimental e teórica é observar, avaliar, mapear e compreender a recepção e o desenvolvimento da abordagem filosófico-literária nas dinâmicas de ensino- aprendizagem, utilizando o imaginário e a criatividade dos alunos como "matéria- prima". Metodologicamente, a pesquisa adota uma diversidade de procedimentos conforme necessário, empregando abordagens teórico- analíticas, empírico-experimentais-descritivas e quantitativas, além de qualitativas, com base nos dados gerados pelo trabalho com alunos de uma turma da primeira série do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | Os estudos do ensino de filosofia e o imaginário a partir dos “Mundos de Sofia” de Jostein Gaarder | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - OS ESTUDOS DO ENSINO DE FILOSOFIA E O IMAGINÁRIO A PARTIR DOS “MUNDOS DE SOFIA” DE JOSTEIN GAARDER.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.