Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Patrícia Gadelha da Costa-
dc.date.accessioned2025-05-14T13:57:34Z-
dc.date.available2025-05-14T13:57:34Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Patrícia Gadelha da Costa. Os estudos do ensino de filosofia e o imaginário a partir dos “Mundos de Sofia” de Jostein Gaarder. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 83 f., 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1590-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo desenvolver um produto didático-pedagógico por meio da análise da convergência entre Filosofia e Literatura no contexto do ensino de Filosofia no Ensino Médio, utilizando três obras do autor e educador norueguês Jostein Gaarder: "O Mundo de Sofia", "O Livro das Religiões" e "Vita Brevis". No plano teórico, a inter-relação entre Filosofia e Literatura será explorada com base nos conceitos de imaginário e imaginação, conforme o pensamento do antropólogo francês Gilbert Durand, além de abordagens interpretativas fundamentadas no filósofo Mircea Eliade, no que se refere a mitos, símbolos e imagens, e outros teóricos do imaginário. Sob a perspectiva prática e empírica, as obras mencionadas e suas representações multimídias têm sido integradas ao ambiente de sala de aula por meio da elaboração de resenhas, cartas e mapas conceituais. O propósito desta prática experimental e teórica é observar, avaliar, mapear e compreender a recepção e o desenvolvimento da abordagem filosófico-literária nas dinâmicas de ensino- aprendizagem, utilizando o imaginário e a criatividade dos alunos como "matéria- prima". Metodologicamente, a pesquisa adota uma diversidade de procedimentos conforme necessário, empregando abordagens teórico- analíticas, empírico-experimentais-descritivas e quantitativas, além de qualitativas, com base nos dados gerados pelo trabalho com alunos de uma turma da primeira série do Ensino Médio.pt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleOs estudos do ensino de filosofia e o imaginário a partir dos “Mundos de Sofia” de Jostein Gaarderpt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.