Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1606
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Juliana Marques de Sena | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T12:39:53Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T12:39:53Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Juliana Marques de Sena Rodrigues. Tecnologias da informação e comunicação na gestão escolar e no ensino-aprendizagem de geografia. TCC (Pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, PE, 24 f., 2025.. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1606 | - |
dc.description.abstract | As tecnologias da informação e comunicação desempenham um papel fundamental no apoio ao trabalho docente, pois, com o advento da internet, o professor pôde otimizar o planejamento de suas aulas e torná-las mais dinâmicas. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na gestão escolar e no ensino-aprendizagem de Geografia, bem como apreciar o avanço tecnológico informacional frente as práticas pedagógicas. Fez-se uma breve análise sobre os instrumentos tecnológicos utilizados pelos professores em suas aulas, em seguida se fez uma breve reflexão sobre como o uso das TIC pode auxiliar na gestão escolar. A abordagem adotada baseou-se na revisão bibliográfica de obras que discutem a aplicação das TIC no ensino de geografia e na gestão escolar. Os resultados indicam que a implementação dessas tecnologias é essencial para tornar o aprendizado mais envolvente e contextualizado, facilitando a compreensão do aluno sobre o mundo ao seu redor. No entanto, destaca-se a importância de um planejamento pedagógico adequado e a preparação do docente para integrar essas ferramentas ao ensino, uma vez que a tecnologia deve atuar como um suporte e não como substituta da presença do professor no ambiente educacional. O método adotado foi o materialismo histórico-dialético (Konder, 2008), permitindo a investigação das contradições presentes no uso das TIC no ensino de Geografia. Além disso, a pesquisa seguiu os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2011), estruturando-se em três etapas: consulta aos materiais selecionados, análise dos trabalhos identificados e, por fim, interpretação e inferência dos resultados obtidos. Osresultados indicam que a implementação dessas tecnologias é essencial para tornar o aprendizado mais envolvente e contextualizado, facilitando a compreensão do aluno sobre o mundo ao seu redor. No entanto, destaca-se a importância de um planejamento pedagógico adequado e da preparação do docente para integrar essas ferramentas ao ensino, uma vez que a tecnologia deve atuar como um suporte e não como substituta da presença do professor no ambiente educacional. | pt_BR |
dc.publisher | IFSertãoPE | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.title | Tecnologias da informação e comunicação na gestão escolar e no ensino-aprendizagem de geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA.pdf | 433,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.