Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Miriam Gomes de Sá-
dc.date.accessioned2025-05-27T14:52:38Z-
dc.date.available2025-05-27T14:52:38Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLOPES, Miriam Gomes de Sá. Gestão escolar e a implementação das tecnologias. TCC (Pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, PE, 19f., 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1607-
dc.description.abstractA gestão escolar tem enfrentado grandes desafios diante da crescente digitalização da educação, exigindo uma reconfiguração de práticas administrativas e pedagógicas para integrar de forma eficaz as tecnologias digitais ao processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo principal analisar o papel estratégico da gestão escolar na implementação dessas tecnologias, considerando suas potencialidades, desafios e impactos no contexto educacional contemporâneo. A problemática central reside na dificuldade de alinhar os recursos tecnológicos aos objetivos pedagógicos, em um cenário marcado por limitações financeiras, resistência à mudança e necessidade de formação docente continuada. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com base em revisão bibliográfica, utilizando como fonte obras acadêmicas, artigos científicos, documentos institucionais e políticas públicas como a BNCC. Foram analisados 15 textos relevantes, organizados em torno de cinco eixos temáticos: gestão escolar, formação docente, impacto das tecnologias no ensino, desafios da implementação e cultura de inovação. A metodologia de análise seguiu os princípios da análise temática, conforme Braun e Clarke (2006), buscando identificar padrões e categorias recorrentes nos textos. Os resultados apontam que a atuação da gestão escolar é fundamental não apenas para garantir a infraestrutura tecnológica, mas também para promover uma cultura de inovação, capacitar os professores, acompanhar os resultados da aplicação das tecnologias e estimular o protagonismo estudantil. Conclui-se que a integração tecnológica bem-sucedida depende de planejamento estratégico, suporte técnico, avaliação contínua e práticas pedagógicas conscientes, que valorizem o desenvolvimento integral dos alunos, aliando inovação digital e reflexão crítica no ambiente educacional.pt_BR
dc.publisherIFSertãoPEpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleGestão escolar e a implementação das tecnologiaspt_BR
Aparece nas coleções:Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pós em gestão escolar-Mirian Gomes de Sá Lopes 2025.pdf214,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.