Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1646
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dc.contributor.authorSilva, José Eudes Pereira-
dc.date.accessioned2025-08-07T14:22:23Z-
dc.date.available2025-08-07T14:22:23Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, J. E. P. Educação empreendedora apoiada por gamificação na educação profissional e tecnológica. TCC (Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1646-
dc.description.abstractDiante das contínuas transformações e novas exigências do mercado de trabalho, o desenvolvimento de habilidades e competências, como as empreendedoras, torna-se de grande valia na formação educacional. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar uma página eletrônica gamificada voltada ao fomento de competências empreendedoras para estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A gamificação, por sua capacidade de promover engajamento e aprendizagem ativa, mostra-se uma abordagem pedagógica inovadora e eficaz para preparar jovens para os desafios e oportunidades do contexto contemporâneo. Para coletar as percepções dos alunos acerca da aplicação, uma página eletrônica foi desenvolvida e utilizada e os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a estudantes do segundo ano do Ensino Médio Integrado em Informática e do terceiro ano em Edificações do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, que já cursavam a disciplina de empreendedorismo. Os resultados da avaliação indicaram uma percepção altamente positiva dos usuários quanto ao design da interface (UX), à clareza do conteúdo e à organização das informações, demonstrando o potencial da página em promover o engajamento e a motivação. Conclui-se que a solução desenvolvida se apresenta como um recurso pedagógico inovador e eficaz, capaz de complementar as abordagens tradicionais no ensino formal de empreendedorismo, oferecendo uma experiência de aprendizado envolvente e adaptada às necessidades do contexto do ensino médio integrado no Brasil.pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação empreendedorapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEducação profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleEducação empreendedora apoiada por gamificação na educação profissional e tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Sistemas para Internet (Campus Salgueiro)

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