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http://hdl.handle.net/123456789/1646
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, José Eudes Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-07T14:22:23Z | - |
dc.date.available | 2025-08-07T14:22:23Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. E. P. Educação empreendedora apoiada por gamificação na educação profissional e tecnológica. TCC (Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1646 | - |
dc.description.abstract | Diante das contínuas transformações e novas exigências do mercado de trabalho, o desenvolvimento de habilidades e competências, como as empreendedoras, torna-se de grande valia na formação educacional. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar uma página eletrônica gamificada voltada ao fomento de competências empreendedoras para estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A gamificação, por sua capacidade de promover engajamento e aprendizagem ativa, mostra-se uma abordagem pedagógica inovadora e eficaz para preparar jovens para os desafios e oportunidades do contexto contemporâneo. Para coletar as percepções dos alunos acerca da aplicação, uma página eletrônica foi desenvolvida e utilizada e os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a estudantes do segundo ano do Ensino Médio Integrado em Informática e do terceiro ano em Edificações do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, que já cursavam a disciplina de empreendedorismo. Os resultados da avaliação indicaram uma percepção altamente positiva dos usuários quanto ao design da interface (UX), à clareza do conteúdo e à organização das informações, demonstrando o potencial da página em promover o engajamento e a motivação. Conclui-se que a solução desenvolvida se apresenta como um recurso pedagógico inovador e eficaz, capaz de complementar as abordagens tradicionais no ensino formal de empreendedorismo, oferecendo uma experiência de aprendizado envolvente e adaptada às necessidades do contexto do ensino médio integrado no Brasil. | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação empreendedora | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Educação empreendedora apoiada por gamificação na educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Sistemas para Internet (Campus Salgueiro) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA APOIADA POR GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA_compressed.pdf | 494,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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