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http://hdl.handle.net/123456789/1647
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Amanda Fabiola Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-14T17:09:11Z | - |
dc.date.available | 2025-08-14T17:09:11Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, A. F. A. Tecnologia e educação especial: jogos digitais e desenvolvimento de crianças autistas. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 41f. : il., 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1647 | - |
dc.description.abstract | Os jogos e aplicativos para smartphones ou computadores podem ser um grande auxílio no desenvolvimento social e cognitivo de crianças autistas, devido à natureza estruturada e previsível dessas tecnologias, desde que utilizados de maneira correta e com supervisão de pais e educadores. Este trabalho busca identificar e analisar recursos tecnológicos (aplicativos para smartphones) usados como estratégia complementar para auxiliar o desenvolvimento de crianças com autismo. Como resultado desta análise, serão mostrados pontos positivos e negativos de tais aplicativos. A metodologia deste trabalho é mista, utilizando pesquisa qualitativa, complementada por análise de documentos. Foram selecionados sete aplicativos gratuitos, todos em português, voltados principalmente para o desenvolvimento cognitivo de crianças autistas. Os critérios de análise incluíram: usabilidade da interface, acessibilidade, presença de reforço positivo, personalização, adequação à faixa etária e recursos disponíveis na versão gratuita. A autora testou pessoalmente cada um deles, analisando os aplicativos a partir de critérios pré-estabelecidos. A experiência da autora e informações levantadas em tutoriais, vídeos e documentos dos aplicativos embasaram a presente análise. Observou-se que todos os aplicativos apresentavam interfaces intuitivas, baseando-se no fundamento de reforço positivo (o que levaria ao engajamento dos usuários), com interatividade envolvente – elementos essenciais para promover o interesse nos aplicativos estudados. Porém, notou-se que alguns apresentavam problemas como acessibilidade limitada e dificuldades na localização de recursos nas versões gratuitas, o que pode desestimular seu uso. Por fim, destaca-se a necessidade de treinamento adequado para pais, educadores e profissionais que lidam com crianças autistas, alertando-os para os riscos do uso inadequado de aplicativos, já que disto pode resultar dependência e/ou isolamento social. | pt_BR |
dc.publisher | IFSertãoPE | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Tecnologia e educação especial: jogos digitais e desenvolvimento de crianças autistas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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