Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1653
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dc.contributor.authorSilva, Ana Lucia Balbino da-
dc.date.accessioned2025-09-08T19:20:57Z-
dc.date.available2025-09-08T19:20:57Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, A. L. B. Deficiência visual e proficiência leitora: contribuições das pesquisas das instituições públicas do Ceará. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1653-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma revisão de literatura sobre pesquisas realizadas no estado do Ceará, com foco na deficiência visual e na proficiência leitora em Língua Portuguesa. A educação inclusiva no Brasil é contextualizada por meio de marcos legais e políticos, desde a Constituição Federal de 1988 até a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015). São abordados os desafios enfrentados por alunos com deficiência visual no sistema educacional, especialmente no que se refere ao acesso a materiais didáticos adaptados e à formação adequada de professores. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, analisou dissertações e teses de universidades públicas cearenses no período de 2015 a 2024, com o objetivo de identificar estratégias e recursos que contribuíssem para o desenvolvimento da leitura em estudantes com deficiência visual. Os resultados apontam para um esforço crescente na produção de conhecimento sobre a temática, bem como para a necessidade de investimentos contínuos na formação de professores e na elaboração de materiais acessíveis.pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleDeficiência visual e proficiência leitora: contribuições das pesquisas das instituições públicas do Cearápt_BR
Aparece nas coleções:Metodologia do Ensino de Línguas



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