Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1698
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Taynara da Costa de-
dc.date.accessioned2025-11-03T15:03:39Z-
dc.date.available2025-11-03T15:03:39Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationALMEIDA, T. C. Libras no contexto educacional: abordagens para primeira e segunda língua. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1698-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar as metodologias empregadas no ensino e aprendizagem de línguas, com ênfase nas abordagens para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) tanto como primeira quanto como segunda língua. Considera-se de grande relevância a utilização de metodologias pedagógicas adequadas para a consolidação do ensino e aprendizagem de línguas naturais e línguas de sinais, buscando atender às necessidades específicas dos alunos. Nesse sentido, questiona-se qual é a influência das teorias de ensino de línguas orais na prática pedagógica de ensino de Libras como segunda língua. A pesquisa se fundamenta nos pressupostos de Spinassé (2006) sobre segundas línguas e línguas naturais; Krashen (1982) sobre o ensino de segundas línguas; e Lemos e Chaves (2012) sobre o ensino de língua de sinais. Com caráter qualitativo e exploratório (Lüdke e André, 2012), o estudo realiza uma revisão sistemática de literatura e a análise de conteúdo de acordo com os pressupostos de Bardin (1977) sobre as categorias temáticas extraídas de documentos acadêmicos públicos disponíveis no Portal de Teses e Dissertações da Capes, entre o período de 2015-2025. Pretendese assim contribuir com as práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Libras, considerando as particularidades de seu uso como primeira e segunda língua no contexto educacional brasileiro.pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias pedagógicaspt_BR
dc.titleLibras no contexto educacional: abordagens para primeira e segunda línguapt_BR
Aparece nas coleções:Metodologia do Ensino de Línguas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LIBRAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL ABORDAGENS PARA PRIMEIRA E SEGUNDA LÍNGUA.pdf676,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.