Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1698Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Almeida, Taynara da Costa de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-03T15:03:39Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-03T15:03:39Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | ALMEIDA, T. C. Libras no contexto educacional: abordagens para primeira e segunda língua. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1698 | - |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar as metodologias empregadas no ensino e aprendizagem de línguas, com ênfase nas abordagens para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) tanto como primeira quanto como segunda língua. Considera-se de grande relevância a utilização de metodologias pedagógicas adequadas para a consolidação do ensino e aprendizagem de línguas naturais e línguas de sinais, buscando atender às necessidades específicas dos alunos. Nesse sentido, questiona-se qual é a influência das teorias de ensino de línguas orais na prática pedagógica de ensino de Libras como segunda língua. A pesquisa se fundamenta nos pressupostos de Spinassé (2006) sobre segundas línguas e línguas naturais; Krashen (1982) sobre o ensino de segundas línguas; e Lemos e Chaves (2012) sobre o ensino de língua de sinais. Com caráter qualitativo e exploratório (Lüdke e André, 2012), o estudo realiza uma revisão sistemática de literatura e a análise de conteúdo de acordo com os pressupostos de Bardin (1977) sobre as categorias temáticas extraídas de documentos acadêmicos públicos disponíveis no Portal de Teses e Dissertações da Capes, entre o período de 2015-2025. Pretendese assim contribuir com as práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Libras, considerando as particularidades de seu uso como primeira e segunda língua no contexto educacional brasileiro. | pt_BR |
| dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
| dc.subject | Libras | pt_BR |
| dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Metodologias pedagógicas | pt_BR |
| dc.title | Libras no contexto educacional: abordagens para primeira e segunda língua | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Metodologia do Ensino de Línguas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - LIBRAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL ABORDAGENS PARA PRIMEIRA E SEGUNDA LÍNGUA.pdf | 676,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.