Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1717Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Araújo, Gabriela Gislaine Rodrigues de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-01T18:54:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-01T18:54:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | ARAÚJO. G. G. R. Física moderna por meio de memes no âmbito do programa residência pedagógica. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1717 | - |
| dc.description.abstract | O presente trabalho visa descrever, por meio de um relato de experiência, a intervenção realizada em uma turma do ensino médio no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP). O ensino de Física, assim como de outras disciplinas, especialmente da área de Ciências Exatas e da Terra, ainda costuma se basear na educação com uma abordagem tradicional, voltada principalmente à preparação dos alunos para exames de admissão e tirar boas notas, abandonando a ideia de tornálos atuantes críticos, autônomos e reflexivos da sociedade. Em alternativa ao ensino tradicional, surgem as metodologias ativas, cuja premissa é desenvolver atividades em que o aluno, participante ativo, é o protagonista no seu processo de construção do conhecimento, e o professor assume o papel de mediador dessa construção. No âmbito das intervenções realizadas no PRP, surgiu a proposta de utilizar ferramentas presentes no cotidiano dos alunos, redirecionando-as ao ensino de Física Moderna. Nesse contexto, o trabalho buscou um levantamento sobre o potencial dos memes como recurso didático, explorando sua utilização para contextualizar e facilitar a compreensão de conceitos científicos. A Física Moderna, sob a ótica da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), é pouco abordada, aparecendo interligada de maneira interdisciplinar aos conteúdos de Biologia e Química. A atividade discorrida neste trabalho teve por objetivo contribuir com o processo de aprendizagem de assuntos da Relatividade e da Física Quântica no Ensino Médio, com base em uma atividade focalizada nos memes científicos, fomentando uma Oficina de Criação de Memes, proporcionando a participação ativa dos alunos e incentivando a criatividade. A atividade foi realizada em uma turma do 3º ano do ensino médio, composta por 21 alunos e contou com três etapas: a Exploração, Produção e Socialização, essa última também designada a avaliação dos alunos. Os estudantes formaram duplas e lhes foram atribuídas temáticas referentes aos assuntos centrais da atividade, sobre os quais produziram os memes e os apresentaram a turma, bem como suas interpretações, promovendo o diálogo, a criatividade e a participação ativa em sala de aula. | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
| dc.subject | Física Moderna | pt_BR |
| dc.subject | Memes | pt_BR |
| dc.title | Física moderna por meio de memes no âmbito do programa residência pedagógica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Salgueiro) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Física Moderna por meio de memes no âmbito do programa residência pedagógica.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador