Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Gabriela Gislaine Rodrigues de-
dc.date.accessioned2025-12-01T18:54:12Z-
dc.date.available2025-12-01T18:54:12Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationARAÚJO. G. G. R. Física moderna por meio de memes no âmbito do programa residência pedagógica. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1717-
dc.description.abstractO presente trabalho visa descrever, por meio de um relato de experiência, a intervenção realizada em uma turma do ensino médio no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP). O ensino de Física, assim como de outras disciplinas, especialmente da área de Ciências Exatas e da Terra, ainda costuma se basear na educação com uma abordagem tradicional, voltada principalmente à preparação dos alunos para exames de admissão e tirar boas notas, abandonando a ideia de tornálos atuantes críticos, autônomos e reflexivos da sociedade. Em alternativa ao ensino tradicional, surgem as metodologias ativas, cuja premissa é desenvolver atividades em que o aluno, participante ativo, é o protagonista no seu processo de construção do conhecimento, e o professor assume o papel de mediador dessa construção. No âmbito das intervenções realizadas no PRP, surgiu a proposta de utilizar ferramentas presentes no cotidiano dos alunos, redirecionando-as ao ensino de Física Moderna. Nesse contexto, o trabalho buscou um levantamento sobre o potencial dos memes como recurso didático, explorando sua utilização para contextualizar e facilitar a compreensão de conceitos científicos. A Física Moderna, sob a ótica da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), é pouco abordada, aparecendo interligada de maneira interdisciplinar aos conteúdos de Biologia e Química. A atividade discorrida neste trabalho teve por objetivo contribuir com o processo de aprendizagem de assuntos da Relatividade e da Física Quântica no Ensino Médio, com base em uma atividade focalizada nos memes científicos, fomentando uma Oficina de Criação de Memes, proporcionando a participação ativa dos alunos e incentivando a criatividade. A atividade foi realizada em uma turma do 3º ano do ensino médio, composta por 21 alunos e contou com três etapas: a Exploração, Produção e Socialização, essa última também designada a avaliação dos alunos. Os estudantes formaram duplas e lhes foram atribuídas temáticas referentes aos assuntos centrais da atividade, sobre os quais produziram os memes e os apresentaram a turma, bem como suas interpretações, promovendo o diálogo, a criatividade e a participação ativa em sala de aula.pt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectFísica Modernapt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.titleFísica moderna por meio de memes no âmbito do programa residência pedagógicapt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Física Moderna por meio de memes no âmbito do programa residência pedagógica.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador