Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1727Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Barros, Maria Dara Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-16T17:15:20Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-16T17:15:20Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | BARROS, M. D. S. Contos clássicos na literatura de cordel no contexto do ensino fundamental anos iniciais: uma proposta de sequência didática. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1727 | - |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar uma proposta de ensino por meio da literatura de cordel, que mostre a adaptação dos contos infantis em formato desse estilo literário. O cordel é uma forma de poesia popular surgida no Nordeste, escrita em verso e pode ter a presença de rimas. Por ter uma linguagem mais acessível, seus escritos podem ser de fácil entendimento para as crianças. Por este motivo, foi escolhido esse gênero literário como ferramenta para a proposta de ensino em análise. Esta pesquisa é de caráter qualitativo. Para embasamento teórico foram utlizados autores como (Bakhtin, Abreu, Freire, Dolz), foi realizada também uma revisão sobre os contos clássicos dos Três Porquinhos, Branca de Neve e Cinderela em formato de literatura de cordel e sua relação com o ensino fundamental anos iniciais. Após essa etapa de estudo, foi montada uma proposta de sequência didática, com o intuito maior de resgatar o cordel nas escolas e de auxiliar os professores no processo de alfabetização. Espera-se que esse estudo possa promover o desenvolvimento do contato com a cultura popular brasileira, estimular o gosto pela leitura e valorizar a diversidade de expressões literárias, para que, assim, as habilidades orais, escritas sejam despertadas nas crianças, assim como o interesse pela literatura de cordel. | pt_BR |
| dc.subject | Cordel | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| dc.title | Contos clássicos na literatura de cordel no contexto do ensino fundamental anos iniciais: uma proposta de sequência didática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Metodologia do Ensino de Línguas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - CONTOS CLÁSSICOS NA LITERATURA DE CORDEL NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS - UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.pdf | 419,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.