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dc.contributor.authorMORORÓ, ADAUTO DOS SANTOS-
dc.date.accessioned2025-12-18T21:33:05Z-
dc.date.available2025-12-18T21:33:05Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMORORÓ, ADAUTO DOS SANTOS. Distorções conceituais na nomenclatura de Hidrocarbonetos aromáticos: uma análise em livros didáticos de química do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 38f., 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1734-
dc.description.abstractO intuito desse trabalho foi analisar possíveis distorções/erros presentes em livros didáticos de química do 3° ano do ensino médio, referente ao conteúdo nomenclatura dos hidrocarbonetos aromáticos, trazendo as implicações pedagógicas. A pesquisa, de caráter qualitativo (analítica exploratória), visou analisar possíveis distorções/erros presentes em livros didáticos de química do 3° ano do ensino médio, referente ao conteúdo nomenclatura dos hidrocarbonetos aromáticos, trazendo as implicações pedagógicas.A revisão bibliográfica citou autores como Carrascosa (2005), Silva e Dutra-Pereira (2018), Langhi e Nardi (2007), que tratam de erros em livros didáticos, assim como Matos et al. (2006) e Taskin e Bernholt (2014), que argumentam sobre distorções na nomenclatura de compostos químicos. O tratamento das informações e dados foi realizado por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram que distorções e/ou erros conceituais são comuns nas obras do ensino médio analisadas. O trabalho reforça a necessidade de maior rigor na produção e seleção dos livros didáticos, para o ensino médio. O presente estudo pôde contribuir para a verificação da real presença de erros ou distorções conceituais nos três exemplares do ensino médio estudados, além de propor sugestões para possíveis melhorias. Como perspectiva futura há a possibilidade de produção de uma cartilha com sugestões específicas para as representações, denominações e definições envolvendo a temática da nomenclatura dos hidrocarbonetos aromáticos.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectDistorções conceituaispt_BR
dc.subjectNomenclatura de aromáticospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleDISTORÇÕES CONCEITUAIS NA NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS AROMÁTICOS: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.pt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

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TCC - ADAUTO DOS SANTOS MORORÓ.pdfDISTORÇÕES CONCEITUAIS NA NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS AROMÁTICOS: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.716,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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