Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/224
Título: Eletroscópio com arduino para o ensino de eletrostática
Autor(es): Pereira, Wendel dos Santos
Palavras-chave: Ensino de física
Eletrostática - Ensino
Física - Didática
Eletroscópio
Data do documento: 2018
Citação: PEREIRA, Wendel os Santos. Eletroscópio com arduino para o ensino de eletrostática. Monografia (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Salgueiro, Salgueiro, PE, 2018.
Resumo: Uma problemática real em muitas escolas e universidades do nosso país consiste na precariedade dos laboratórios de ciências, além da falta de preparação de uma parcela considerável dos profissionais de educação nas práticas experimentais para o ensino de física. Apresenta-se nesse trabalho uma ferramenta didática de baixo custo e fácil implementação como alternativa para equipar laboratórios de física, podendo ser aplicado na educação básica e superior. A ferramenta desenvolvida consiste em um eletroscópio eletrônico capaz de detectar, qualitativamente, a presença e a variação de intensidade de campos eletrostáticos, exibindo a detecção através de indicação luminosa por meio de LEDs e efeitos sonoros. O aparato é construído a partir de alguns componentes eletrônicos baratos e de fácil aquisição, além de um Arduino (qualquer versão). Esta ferramenta pode ser usada como recurso didático para demonstração e estudo de fenômenos eletrostáticos, possibilitando ao aluno uma melhor visualização dos fenômenos relacionados, podendo reduzir a dificuldade de abstração dos conceitos no processo de aprendizado, uma vez que este eletroscópio proporciona uma percepção visual e audível dos campos eletrostáticos, relacionando diversos possíveis conhecimentos prévios para compreensão e interiorização de novos conceitos. O presente trabalho apresenta uma breve discussão sobre a importância da experimentação no ensino de física, além de um roteiro para construção do eletroscópio com as informações essenciais para sua construção, além de sugestões para abordagens usando o aparato em sala de aula.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de Graduado em Licenciatura em Física.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/224
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ELETROSCÓPIO COM ARDUINO PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador