Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/228
Título: Estudo das propriedades estruturais e ópticas do pó cristalino e cerâmica de tugstato de cálcio
Autor(es): Carvalho, Emanoel Silva
Palavras-chave: Cintilador
Tungstato de Cálcio - Propriedades físicas
Tungstato de Cálcio - propriedade ópticas
Tungstato de cálcio - propriedades estruturais
Data do documento: 2017
Citação: CARVALHO, E. S. Estudo das propriedades estruturais e ópticas do pó cristalino e cerâmica de tugstato de cálcio. Monografia (Licenciatura em física) - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 40f., 2017.
Resumo: Neste trabalho são estudadas as propriedades estruturais e ópticas do cintilador tungstato de cálcio na forma de pó cristalino e de cerâmica, visando á compreensão da sua luminescência.A amostra de pó cristalino foi sintetizada por método de reação do estado sólido, os precursores CaCO3e WO3foram misturados e após calcinado a 800ºC. O pó resultante foi misturado a álcool polivinílico, prensado e depois sinterizado a 1000ºC para a produção da cerâmica.A fase cristalina das amostras foi investigada pela técnica de difração de raios-X e confirmada sua existência, não foi observada fase secundária.A estrutura das amostras foi investigada por microscopia óptica, que resultou na identificação de partículas ou aglomerados de pó cristalino com tamanhos entre 1µm e 2µm, e cerâmicas superiores a 10µm. As propriedades ópticas do pó cristalino e da cerâmica foram investigadas por radioluminescência e por espectroscopia ultravioleta e visível (UV-VIS). A radioluminescência das amostras apresentou uma única banda de emissão centrada em 450nm quando irradiado com raios-β a temperatura de -253ºC. Á temperatura de 126ºC, o pó cristalino emite em 410nm e a cerâmica em 360nm (UV), ambos com bandas alargadas devido ao aumento da quantidade de elétrons que ocupam níveis mais excitados ao absorver energia térmica.Quando a temperatura das amostras irradiadas com raios-βaumenta, a intensidade da luz diminui. Para 126ºCo pó emite 40% da intensidade total e a cerâmica 50%, esse efeito ocorre por que aumenta a probabilidade de decaimento não radiativo com o aumento da temperatura. A radioluminescência exibida pela cerâmica ao ser irradiada com raios-X têm emissão em aproximadamente 440nm e intensidade relativa mais baixa que a do pó cristalino devido á auto absorção da luz. A espectroscopia de absorção UV-VIS mostra que a cerâmica tem maior absorção óptica que o pó, ou seja, é menos transparente, com banda localizada em cerca de 400nm. O gap óptico foi estimado experimentalmente em 4, 4eV.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Física.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/228
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ESTUDO DAS PROPRIEDADES ESTRUTURAIS E ÓPTICAS DO PÓCRISTALINO E CERÂMICA DE TUNGSTATO DE CÁLCIO.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador