Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/278
Título: A evasão no curso de Licenciatura em física do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro: fatores causadores na ótica institucional
Autor(es): Lima, Ana Claudia Souza dos Santos
Palavras-chave: Índice de evasão - Licenciatura em Física
Ensino de física
Evasão universitária
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, A. C. S. S. A evasão no curso de Licenciatura em física do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro: fatores causadores na ótica institucional. Monografia (Licenciatura em física) - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 39F., 2016.
Resumo: O presente trabalho objetiva trabalhar fatores relacionados à evasão dos estudantes do curso de licenciatura em Física do IF Sertão PE - Campus Salgueiro, com o intuito de conhecer melhor os causadores da evasão, avaliando o que as partes envolvidas no processo de ensino compreendem sobre suas respectivas causas. Os números da evasão foram foram obtidos no registro acadêmico da instituição e as causas apontadas como responsáveis pela evasão foram obtidas através de entrevistas com alunos; professores; coordenação de curso; direção de ensino; setor psicossocial e com a gestão. Os dados obtidos no registro acadêmico e os dados obtidos durante as entrevistas foram avaliados com base em uma análise quanti-qualitativa. A partir da análise dos dados, foi constatado que existem diversos fatores que por inúmeras passam despercebidos, porém influenciam de forma significativa no desempenho acadêmico do estudante e consequentemente em sua permanência no curso. Também foi constatada a necessidade de considerar algumas peculiaridades tantos dos estudantes, quanto da instituição.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Física.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/278
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador