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dc.contributor.authorSantos, Andréa Freire dos-
dc.date.accessioned2019-08-16T16:24:07Z-
dc.date.available2019-08-16T16:24:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSANTOS, A. F. Formação de professores e o não uso do laboratório de física: um estudo de caso. Monografia (Licenciatura em física) - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 38F., 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/279-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Física.pt_BR
dc.description.abstractA física em sua essência é uma ciência de natureza experimental, como também o seu ensino deve ser teórico e prático. Infelizmente, o uso de atividades experimentais pouco acontece e a realidade das salas de aula de ensino médio denota uma visão da física apenas teórica, com uma linguagem matemática exagerada. Esse problema geralmente ocorre com a falta de laboratório de física, professores formados na área, interesse por parte de ambas as pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem, entre outras. Mas, em alguns lugares, é possível encontrar escolas que fazem o uso das atividades experimentais utilizando o laboratório de física. Assim, este trabalho tem por objetivo investigar se realmente essas atividades ocorrem e, principalmente, se o laboratório é usado, quando este existir. Para isso, foi feito um estudo de caso com uma escola estadual de ensino médio da cidade de Verdejantes - PE, onde elaboramos dois momentos. No primeiro momento, convidamos os professores que lecionam, possivelmente irão lecionar ou lecionaram a disciplina de física nesta escola a responderem um questionário sobre o uso de atividades experimentais, formação profissional, formações continuadas para uso do laboratório e a importância de atividades experimentais em laboratório de ciências. O segundo momento consta de uma capacitação de curta duração para uso do laboratório com esses docentes e a entrega de alguns roteiros experimentais para auxílio destes professores. Dos resultados obtidos pelo questionário foi possível identificar que há quatro fatores que contribuem para o não uso do laboratório quando este existe: formação de professores, capacitações, falta de interesse por parte dos docentes em procurar meios de formação continuada e pouca consciência do que a falta de práticas experimentais podem causar aos alunos, incluindo o pouco uso de atividades experimentais.pt_BR
dc.subjectAtividade experimental - física-
dc.subjectLaboratório de física-
dc.subjectEducação Continuada-
dc.subjectFormação de professores-
dc.titleFormação de professores e o não uso do laboratório de física: um estudo de casopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)

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