Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/279
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Andréa Freire dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-16T16:24:07Z | - |
dc.date.available | 2019-08-16T16:24:07Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, A. F. Formação de professores e o não uso do laboratório de física: um estudo de caso. Monografia (Licenciatura em física) - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 38F., 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/279 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | A física em sua essência é uma ciência de natureza experimental, como também o seu ensino deve ser teórico e prático. Infelizmente, o uso de atividades experimentais pouco acontece e a realidade das salas de aula de ensino médio denota uma visão da física apenas teórica, com uma linguagem matemática exagerada. Esse problema geralmente ocorre com a falta de laboratório de física, professores formados na área, interesse por parte de ambas as pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem, entre outras. Mas, em alguns lugares, é possível encontrar escolas que fazem o uso das atividades experimentais utilizando o laboratório de física. Assim, este trabalho tem por objetivo investigar se realmente essas atividades ocorrem e, principalmente, se o laboratório é usado, quando este existir. Para isso, foi feito um estudo de caso com uma escola estadual de ensino médio da cidade de Verdejantes - PE, onde elaboramos dois momentos. No primeiro momento, convidamos os professores que lecionam, possivelmente irão lecionar ou lecionaram a disciplina de física nesta escola a responderem um questionário sobre o uso de atividades experimentais, formação profissional, formações continuadas para uso do laboratório e a importância de atividades experimentais em laboratório de ciências. O segundo momento consta de uma capacitação de curta duração para uso do laboratório com esses docentes e a entrega de alguns roteiros experimentais para auxílio destes professores. Dos resultados obtidos pelo questionário foi possível identificar que há quatro fatores que contribuem para o não uso do laboratório quando este existe: formação de professores, capacitações, falta de interesse por parte dos docentes em procurar meios de formação continuada e pouca consciência do que a falta de práticas experimentais podem causar aos alunos, incluindo o pouco uso de atividades experimentais. | pt_BR |
dc.subject | Atividade experimental - física | - |
dc.subject | Laboratório de física | - |
dc.subject | Educação Continuada | - |
dc.subject | Formação de professores | - |
dc.title | Formação de professores e o não uso do laboratório de física: um estudo de caso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Salgueiro) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O NÃO USO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA - ANDRÉA FREIRE DOS SANTOS.pdf | 7,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador