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dc.contributor.authorSilva, Luís Cícero Bezerra da-
dc.date.accessioned2019-08-16T17:00:46Z-
dc.date.available2019-08-16T17:00:46Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, L. C. B. A influência de atividades de pesquisa no ensino de física. Monografia (Licenciatura em física) - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 45f., 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/283-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Física.pt_BR
dc.description.abstractMuito se fala de novas práticas experimentais para ensino de Física, questionando qual o impacto dessas atividades na compreensão de conceitos físicos. Pois, as metodologias e práticas presentes nas aulas de física, quando raramente ocorrem, mostram-se insuficientes na compreensão de conceitos e teorias físicas. Sendo necessário investir esforços, na busca por novos métodos que visem a curto e longo prazo, avanços na qualidade do ensino de Física. Considerando que ainda há muito o que ser feito e compreendido nessa área, o presente trabalho tem por finalidade discutir acerca dos impactos de atividades de pesquisa no ensino de Física. Para tanto, foi realizada uma atividade com dois grupos de estudantes do terceiro ano do ensino médio do IF Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro. Nessa atividade, os estudantes foram envolvidos em atividades relacionadas ao estudo com capacitores. Em um grupo de controle as atividades desenvolvidas foram baseadas nas aulas tradicionais de Física, o outro grupo foi motivado a empreender uma pesquisa investigativa sobre capacitores fazendo uso dos resultados obtidos durante a disciplina de Física do Estado Sólido (IFES) com capacitores a base de dióxido de titânio (TiO2). Os resultados iniciais mostram que as atividades de pesquisa proporcionam aos estudantes a oportunidade de investigar, refletir e propor soluções para questões que, para eles, ainda não têm respostas prontas; com isso, o envolvimento com a pesquisa proporciona melhores condições para promover o aprendizado de novos conhecimentos científicos, e também permite ao estudante vivenciar o processo de construção de conhecimentos, valorizando desta forma o trabalho do cientista.pt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectCapacitores - Dióxido de titânio (TiO2)pt_BR
dc.subjectFísica do estado sólido - FESpt_BR
dc.titleA influência de atividades de pesquisa no ensino de físicapt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)

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