Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/285
Title: O eletroscópio com transistor de efeito de campo: uma porposta para a demonstração de fenômenos eletrostáticos
Authors: Sampaio, Thiago Alves de Sá Muniz
Keywords: Eletrostática
Corpos eletrizados
Física experimental
Ensino de física
Issue Date: 2016
Citation: SAMPAIO, T. A. S. M. O eletroscópio com transistor de efeito de campo: uma porposta para a demonstração de fenômenos eletrostáticos. Monografia (Licenciatura em física) - Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 30f., 2016.
Abstract: Os laboratórios escolares carecem de experimentos que possam identificar claramente muitos dos fenômenos presentes no estudo da eletrostática. Este trabalho tem como proposta a inserção de um novo tipo de aparato experimental simples para o ensino de tópicos desta área da física, consistindo em uma versão de eletroscópio que utiliza o transistor de efeito de campo para a detecção de cargas elétricas provenientes de corpos eletrizados. É feita uma explanação sobre os princípios que tornam este tipo de transistor um dispositivo eficaz devido à sua alta sensibilidade aos campos eletrostáticos, além de uma análise sobre a utilidade deste projeto para a visualização de muito fenômenos peculiares, como a polarização e a indução. Com base numa discussão histórica e de acordo com as propostas dos PCNs abordamos atividades simples que possam envolver os alunos nos conteúdos iniciais da eletrostática e, além disso, que possa ser feita uma conexão com conceitos de física moderna. Também propomos um experimento que retrata uma analogia entre o comportamento de descarga de corpos eletrizados e a descarga de capacitores em um circuito RC simples (esta analogia não é encontrada na bibliografia de física básica). Após a execução deste trabalho, temos a expectativa de que essa forma de ensino-aprendizagem associada à experimentação e demonstração dos fenômenos em sala de aula, junto à busca por analogias entre conceitos de outras áreas da física, possam promover uma aprendizagem significativa destes conceitos por parte dos alunos, demonstrando a utilidade e o aproveitamento da física experimental para o ensino fundamental, médio e superior.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Física.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/285
Appears in Collections:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools