Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisco Joceildo-
dc.date.accessioned2019-08-20T18:51:06Z-
dc.date.available2019-08-20T18:51:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, F. J. Um método para o ensino de física experimental: mínimos quadrados através da planilha eletrônica. Monografia (Licenciatura em física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 37f., 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/338-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de Graduado em Licenciatura em Física.pt_BR
dc.description.abstractUma preocupação do professor de física do ensino médio, em geral, é desenvolver um trabalho que proporcione condições adequadas para que o aluno modelize fenômenos. O desafio está em ajudar os alunos a se apropriarem desses modelos, a reconhecerem seus domínios de aplicabilidade e, dentro desses domínios, a serem capazes de usá-los. No entanto a modelagem dos fenômenos físicos às vezes nos remete a um complexo grau de dificuldade em termos do tratamento matemático necessário para o entendimento do fenômeno, este que, ultrapassa em muito o nível de matemática estudada pelos discentes no ensino médio. Descrevemos neste trabalho a aplicação de um recurso computacional numa turma de terceiro ano do ensino médio aliado a prática experimental, o Método dos Mínimos Quadrados (MMQ) na planilha eletrônica. Nos resultados obtidos através de uma análise qualitativa de questionários aplicados na turma após a aplicação do recurso, observou-se que sua utilização propiciou aos alunos um profundo e detalhado estudo do fenômeno físico envolvido no experimento, de forma rápida e prática, onde os alunos ativeram-se apenas a observação e a interpretação dos resultados obtidos no experimento.pt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFísica experimentalpt_BR
dc.subjectMétodo dos Mínimos Quadrados -MMQpt_BR
dc.titleUm método para o ensino de física experimental: mínimos quadrados através da planilha eletrônicapt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - UM MÉTODO PARA O ENSINO DE FÍSICA EXPERIMENTAL - MÍNIMOS QUADRADOS ATRAVÉS DA PLANILHA ELETRÔNICA.pdf6,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador