Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/370
Title: Estudos preliminares do comportamento da videira (Vitis vinifera L.), CV.'Crissom Seedless' em resposta a aplicação de bioestimulante e fertilizantes minerais
Authors: Pereira, Jose Roberto
Keywords: Uva
Reguladores vegetais
repouso vegetativo
Elementos minerais
Issue Date: 2014
Citation: PEREIRA, J. R. Estudos preliminares do comportamento da videira (Vitis vinifera L.), CV.'Crissom Seedless' em resposta a aplicação de bioestimulante e fertilizantes minerais. Monografia (Especialização em Fruticultura do seminárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2014.
Abstract: O cultivo de videiras no Vale do São Francisco tem grande destaque na geração de empregos e na movimentação da economia local. Por situar-se em uma região de clima tropical semiárido necessita-se de um manejo diferenciado, visando sempre alternativas no incremento da qualidade e quantidade da fruta. Desta forma este trabalho consiste num ensaio exploratório qual reunirá dados iniciais ao estudo do comportamento de videiras 'Crimson Seedless' diante da aplicação de bioestimulante e fertilizantes minerais. O experimento foi realizado na Fazenda Brasil Uvas, localizada no município de Juazeiro – BA, no período de 21/05 a 11/12/2013. Os tratamentos utilizados foram os seguintes: Stimulate® 1,8 L.ha-1 (T1), Stimulate 1,5 L.ha-1 + Nitroplus9® 100 L.ha-1 (T2), Stimulate 1,8 L.ha-1 + Mover 3,0 L.ha-1 (T3), (Stimulate 1,8 L.ha-1 + Mover 3,0 L.ha-1 via aplicação foliar) + (Stimulate 1,5 L.ha-1 + Nitroplus9® 100 L.ha-1 via fertirrigação),(T4) e Testemunha absoluta sem uso dos produtos (T1). O delineamento experimental foi em blocos casualizados com cinco tratamentos, quatro blocos e duas plantas úteis por unidade experimental. Os dados também foram submetidos a uma análise exploratória por método multivariado, através de análises de componentes principais As variáveis estudadas foram: Produção, massa fresca dos cachos, comprimento médio e largura dos cachos, massa fresca das bagas, diâmetros transversal e longitudinal das bagas, Acidez titulável, sólidos solúveis totais, percentagem de degrane, massa fresca do engaço e diâmetros, basal, mediano e apical do engaço. Através dos resultados obtidos conclui-se que o uso do bioestimulante combinado a nutrientes minerais apresentaram melhores resultados na avaliação qualitativa dos cachos, baga e engaço de videira ‘Crimson seedles’.
Description: Monografia ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fruticultura no Semiárido.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/370
Appears in Collections:Fruticultura no semiárido

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE - ESTUDOS PRELIMINARES DO COMPORTAMENTO DE VIDEIRAS.pdf755,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.