Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/378
Título: Qualidade de alface e rúcula comercializadas in natura no município de Petrolina - PE
Autor(es): Santos, Viviane Nunes dos
Palavras-chave: Pós-colheita
Alface
Rúcula
Hortaliças
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, V. N. Qualidade de alface e rúcula comercializadas in natura no município de Petrolina - PE. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, 2016.
Resumo: As hortaliças folhosas fazem parte do grupo dos vegetais mais consumidos e comercializados in natura em diferentes esferas comerciais de alimentos, como feiras livres, supermercados, quitandas, entre outros. Além disso, são fundamentais em qualquer dieta, devido ao seu teor de vitaminas e sais minerais. Este trabalho objetivou avaliar a qualidade de alface e rúcula comercializadas in natura no município de Petrolina-PE, proveniente de diferentes sistemas de cultivo. Plantas provenientes dos sistemas de produção convencional, orgânica e hidropônica foram coletadas em diferentes pontos de venda e conduzidas ao Laboratório de Alimentos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, onde foram avaliadas características pós-colheita como: acidez titulável, teor de sólidos solúveis, relação sólidos solúveis/ acidez titulável, vitamina C e o teor de nitrato. A baixa concentração de sólidos solúveis evidencia a importância dessas plantas em dietas com baixo aporte calórico. Os maiores teores de vitamina C por espécie vegetal encontram-se na rúcula convencional 38,45 mg 100g-1 e na alface orgânica 27,88 mg.100g-1. A rúcula comercializada no município de Petrolina dos sistemas de cultivo convencional, hidropônico e orgânico apresentam elevados teores de nitrato, 4778, 6189 e 4389 mg.L-1 respectivamente, assim como a alface orgânica com 2811 mgL-1, acima do estabelecido pela Norma Europeia n.1881/2006.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/378
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - QUALIDADE DE ALFACE E RÚCULA COMERCIALIZADAS IN NATURA NO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE.pdf453,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.