Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/382
Título: Macrofauna edáfica do solo em área de recaatingamento no semiárido pernambucano
Autor(es): Silva, Maria Aline de Lima
Palavras-chave: Fauna edáfica
Artrópodes
Caatinga
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, M. A. L. Macrofauna edáfica do solo em área de recaatingamento no semiárido pernambucano. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2016.
Resumo: A macrofauna é fortemente influenciada pela ação antrópica, podendo modificar consideravelmente a abundância e a diversidade da comunidade, pela alteração do ambiente físico e por modificação da quantidade e qualidade da matéria orgânica. Este trabalho tem por objetivo identificar a macrofauna presente na área de Recaatingamento, verificando riqueza e abundância de artrópodes de solo em comparação a área de Caatinga degradada e Caatinga Parcialmente Conservada. Realizou-se amostragens de artrópodes em três áreas distintas da caatinga (degradada, recaatingamento e parcialmente conservada) pelo método TBSF “Topical Soil Biology and Fertility”, onde foram coletadas 15 monólitos de solo, subdividindo em dois horizontes 0-5 cm e 5-10 cm, totalizando 2 coletas em diferentes épocas do ano. O outro método utilizado foi do tipo pitfall, com armadilhas contendo álcool 70%, que foram instaladas em cada área. As coletas foram a cada 72 h durante 15 dias. No total foram coletados pelos métodos TBSF e pitfall, 65 e 5.127 espécimes de artrópodes, respectivamente. As principais ordens encontradas foram às ordens Hymenoptera, Coleoptera e Collembola nas áreas de Recaatingamento e de Caatinga parcialmente conservada, evidenciando a falta de resiliência da área de Caatinga degradada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/382
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MACROFAUNA EDÁFICA DO SOLO EM ÁREA DE RECAATINGAMENTO NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO.pdf535,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.