Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/383
Título: Efeito do extrato aquoso das sementes de araticum (Annona montana) no controle de pulgão (Brevicoryne brassicae)
Autor(es): Sousa, Marcos Xavier de
Palavras-chave: Bioinseticida
Pulgão – pragas
Controle de pragas
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, M. X. Efeito do extrato aquoso das sementes de araticum (Annona montana) no controle de pulgão (Brevicoryne brassicae). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2018.
Resumo: A utilização de extratos vegetais tem mostrado crescente destaque como opção ao controle de pragas, usados tanto para substituir, como em conjunto ao uso de inseticidas químicos que, criam grande polêmica quanto aos problemas causados ao meio ambiente e à saúde do ser humano. O presente trabalho objetivou analisar a ação bioinseticida do extrato vegetal de sementes de Araticum (Annona montana) no controle do pulgão (Brevicoryne brassicae) na cultura da couve, em diferentes concentrações. Para o experimento foram 5 tratamentos nas concentrações de 0%, 10%, 25%, 75% e 100%. E 5 repetições. As Folhas contendo os pulgões foram coletadas no campo colocadas em placas de petri fechados com tampa de modo a permitir entrada de oxigênio. Para o preparo dos extratos aquosos foram utilizadas sementes secas e trituradas do araticum 100 g para 1L de água e feita extração por 72 horas. As folhas de couve foram pulverizadas com os extratos, cada folha contendo 10 pulgões e avaliou-se a mortalidade após 48 horas. Foram observadas diferenças significativas entre as concentrações.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/383
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.